​Calourada lota auditório da Reitoria no início do semestre letivo

Recepção dos novos estudantes conta com uma programação extensa

22/01/2018 16h01 - Atualizado em 24/01/2018 às 10h23
Auditório lotado de alunos novatos e gestores. Fotos: Klabson Candido e Letícia Sant’Ana

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe nesta segunda-feira (22) os novos estudantes do segundo semestre letivo de 2017. O primeiro dia da Calourada Universitária lotou o auditório da Reitoria e contou com uma programação diversificada.

As atividades culturais abriram a semana de recepção dos calouros, com apresentação de dança cigana e da banda Juntos Somos Nós, da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no bairro do Feitosa. A programação seguiu com a aula magna ministrada pela reitora Valéria Correia, que falou sobre o desafio de apresentar para os que chegam pela primeira vez à Universidade tudo aquilo que ela representa. “Temos esse desafio de fazer com que vocês compreendam um pouco do que é a Universidade, o significado dela para a sociedade, para os estudantes, para a formação de novos profissionais e para além disso, do compromisso com a cidadania”, afirmou. O tema Somos Todos Ufal: em defesa da universidade pública foi definido pelos grupos de estudantes que organizam a calourada.

A nova graduanda em Psicologia Marina Carvalho participou das atividades e contou do seu desejo de ingressar na Ufal. “Universidade pública era o que eu queria, não queria fazer particular, também por causa dos projetos de extensão e das possibilidades que são maiores dentro da Ufal”, contou. Para Liandra Santos, entrar em uma universidade federal pela segunda vez foi uma vitória. A estudante é do município de Água Branca e ingressou no Campus do Sertão, mas não no curso que queria. “Agora estou aqui para fazer o curso que eu quero. Vai ser uma experiência nova e para mim é uma conquista, estou muito feliz”, conta Liandra, que acaba de entrar no curso de Nutrição.

Representantes do Movimento Estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) da Ufal também estiveram presentes durante a calourada, seguidos da apresentação das pró-reitorias de Graduação, Estudantil, de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação, e dos Órgãos de Apoio, Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Biblioteca Central (BC). Ao final do primeiro dia de atividades, os calouros puderam conhecer o campus, guiados por estudantes de diversos cursos. A Calourada Universitária segue até o dia 30 de janeiro, confira a programação completa

Confira aqui a programação completa.

Outras ações

Nesta terça-feira (23), das 8h30 às 16h, acontece a Calourada Vermelha, ação solidária em parceria com o Hemoal. A doação de sangue será no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e no Campus Arapiraca. Na quarta-feira (24), haverá cadastro de medula ósseo no prédio da Reitoria e na quinta-feira (25), ocorre a Calourada Laranja, com teste rápido de HIV e distribuição de preservativos, no Centro de Interesse Comunitário (CIC).