Ufal assina nota para defender uma educação laica e democrática

Documento foi publicado pelo Forum Estadual Permanente de Educação de Alagoas

21/09/2017 15h23 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

A Ufal, por meio da Pró-reitoria de Graduação, se manifestou em defesa da educação laica e democrática numa nota pública divulgada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (Fepeal).

A nota critica os pronunciamentos de um parlamentar Alagoano em episódios envolvendo uma escola pública de São José da Tapera. O documento afirma que as ações resultaram em “ameaças e riscos para escolas e professores”.

Assinada por várias instituições de ensino, a nota pública descreve que os pronunciamentos “representam o pensamento obscurantista, anticientífico e antidemocrático, e um evidente cerceamento da liberdade científica no âmbito escolar”.

O documento ratifica ainda que o Fepeal vai usar meios democráticos e legais para defender uma educação emancipadora, de acordo com a Constituição Federal.

Veja a íntegra em anexo.