Professores da Ufal lançam livros por instituto sem fins lucrativos

Dentre os 41 títulos expostos na solenidade, nove foram lançados este ano, entre eles, o Anuário 2017

21/09/2017 11h02 - Atualizado em 21/09/2017 às 14h04
Livros são vendidos a preço de custo

Diana Monteiro - jornalista

Exposição de títulos variados e apresentação do Instituto Lukács, da Universidade Federal de Alagoas, marcaram a solenidade de lançamento de obras, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Reitoria. O evento contou com participação de alguns autores dos campi A.C. Simões e Arapiraca, como também de integrantes do instituto. Foi disponibilizado acesso aos 41 livros publicados, destes, nove lançados este ano.

O Instituto Lukács, em funcionamento em Maceió, foi apresentado pelo professor Talvanes Maceno, do Campus Arapiraca que destacou os princípios e a dinâmica do trabalho empreendido. Sem fins lucrativos, o instituto foi criado em 2012, é uma entidade permanente e tem por finalidade principal: desenvolver atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte, assim como promover a publicação de textos sem fins lucrativos. A produção e a reprodução de outras mídias e a organização de eventos que contribuam para o desenvolvimento e a divulgação da teoria revolucionária orientada pelos clássicos do marxismo (Marx, Engels e Lenin) e por alguns dos seus intérpretes, especialmente pelas obras da maturidade de G. Lukács e pela obra de I. Mészáros também fazem parte dos objetivos.

Talvanes destacou que os livros publicados são vendidos a preço de custo, daí apresentam valores acessíveis e todo trabalho realizado por integrantes do Instituto é desempenhado de forma voluntária. “Normalmente são publicados, por obra, mil exemplares, custeadas pelos autores e metade é doada ao instituto para a venda, pelo preço de custo”, reforçou. Ele Informou que há obras que são custeadas pelo Lukács, com recursos arrecadados por cotização entre os participantes, com o objetivo de sanar algumas lacunas existentes no mercado.

O instituto também tem como proposta contribuir para a formação das lideranças que constituem os diferentes movimentos sociais e de pessoas revolucionárias, o material a ser divulgado assume como princípio a defesa da emancipação humana.

Apesar do trabalho ser tocado por uma pequena equipe, cerca de 14 integrantes, o raio de abrangência vem se tornando crescente não só no Brasil, como também em vários países. O Instituto tem núcleos nos Estados da Bahia, Ceará e Paraná e alguns países vêm acessando o site, a exemplo dos Estados da Hungria, Estados Unidos e Japão . Foi divulgado no lançamento, que no período de 31 de agosto a 6 de setembro houve o registro de 957 acessos nacionais e internacionais a plataforma do Instituto na internet.

Publicações

No lançamento desta quarta-feira (20) há publicações dos professores Talvanes Maceno e Luciano Moreira, do Campus Arapiraca. E obras das professores  de Maceió Belmira Magalhães, Cristina Paniago, Edivânia Melo, Gilmaisa Macedo, Norma Alcântara, assim como dos estudantes Rafael Albuquerque, Luis Felipe Barros e Fernanda Bulhões.

A professora Cristina acrescentou no lançamento que há também obras da professora Andrea Moraes, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal-AL), do professor Deribaldo Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), dentre outros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), UFC, Universidade Federal de Brasília e demais autores. “Contamos com a participação de autora da Universidade da Costa Rica (Yessenia Fallas) e da Argentina. Foram lançados oito livros editados pelo Instituto Lukács, além do Anuário 2017”, destacou. Outra solenidade de lançamento de publicações do Instituto está marcada para a noite desta quinta-feira, também no auditório da Reitoria.

O Instituto Lukács não tem sede, o ponto de apoio é na Faculdade de Serviço Social (FSSO), Campus A. C. Simões e a venda de livros é feita de forma itinerante sob a responsabilidade de Rafael Albuquerque, pelo seguinte contato: 99916-7601.

Para os interessados, o Lukács vai estar com um estande na Bienal do Livro para expor e comercializar as obras, que totalizam 41 títulos.

As obras ainda podem ser solicitadas pelo site www.institutolukacs.com.br