Pesquisador do Ceca é selecionado em edital da Fapeal para viagens científicas

Vinícius Del Colle, professor adjunto da Ufal em Arapiraca, recebeu apoio para ir ao 68º Encontro Anual da Sociedade Internacional de Eletroquímica, nos EUA

18/09/2017 07h36 - Atualizado em 15/09/2017 às 16h39
Professor Carlos Argolo, Marcos Paulo, Diogo Rafael e Leonardo Marinho (Foto: Ascom Fapeal)

Professor Carlos Argolo, Marcos Paulo, Diogo Rafael e Leonardo Marinho (Foto: Ascom Fapeal)

Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas divulgou a terceira e última chamada do seu edital de Apoio à Participação em Reuniões Científicas. Nele, foram investidos R$100 mil do tesouro estadual para garantir a pesquisadores atuantes no estado uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e contatos profissionais, fatores essenciais na área científica.

Pesquisadores de cinco municípios alagoanos foram beneficiados pela chamada: Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Viçosa e Rio Largo (através do Centro de Ciências Agrárias da Ufal). O doutor em Físico-Química Vinícius Del Colle, por exemplo, é professor adjunto da Ufal em Arapiraca e recebeu apoio para ir ao 68º Encontro Anual da Sociedade Internacional de Eletroquímica, nos Estados Unidos.

“Para quem está no interior, é um grande privilégio participar desses eventos internacionais, porque eles dão visibilidade ao seu trabalho. Você tem os melhores pesquisadores do mundo se encontrando e discutindo os temas mais diversos da área e o que há de mais avançado, e a partir dos contatos com pesquisadores de outros países, começam a acontecer colaborações científicas”, explica o docente.

Ele se diz ainda “muito feliz” em saber que vários pesquisadores do interior foram contemplados com auxílios para congressos internacionais porque é uma forma de mostrar o que têm sido feito no estado. “E isso tem ajudado até mesmo nossos alunos”, aponta Del Colle, em referência ao tipo de critérios utilizados em currículos científicos.

Os resultados das três chamadas, incluindo nomes, eventos e destinos, encontram-se acessíveis em www.fapeal.br.