Lançada programação oficial da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Radio Bienal é uma das novidades do evento que transcorre de 29 deste mês a 8 de outubro

06/09/2017 16h24 - Atualizado em 08/09/2017 às 15h54
Parceiros na realização da 8ª Bienal

Diana Monteiro – jornalista

Bastante prestigiado, um café da manhã nesta quarta-feira (6), marcou o lançamento oficial da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com o slogan Livros que envolvem, leituras que libertam , o tema é focado no Bicentenário do Estado, com uma programação diversificada contemplando debates, mesas-redondas, palestras, oficinas, seminários e atrações culturais. A solenidade, no auditório do Hotel Ponta Verde, contou com a participação de representantes da gestão da Universidade Federal de Alagoas e dos três segmentos da instituição, além de parceiros e apoiadores da edição deste ano.

O maior evento literário de Alagoas transcorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, de 29 deste mês até 8 de outubro, e tem a coordenação da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).  A instituição alagoana, em parceria com o Governo do Estado e  a Prefeitura de Maceió, mantém o seu compromisso social e cultural sendo a única universidade no país a promover e realizar uma bienal. O evento vai além de ser apenas uma feira de livros, agregando debates de temas variados de interesse da sociedade.

Durante a abertura, a reitora Valéria Correia reforçou a importância dos parceiros e apoiadores. “A Bienal é um evento grandioso, concorrido, e se não fossem as parcerias não haveria a possibilidade de realização”, disse, enfatizando que o acesso ao livro é um direito do cidadão.

Ela aproveitou para enaltecer a iniciativa da Prefeitura de Maceió, em conceder aos 6,8 mil alunos da rede municipal de ensino um vale-livro no valor de R$ 15. Como representantes do poder público municipal estiveram presentes: o vice-prefeito Marcelo Palmeira, representando o prefeito Rui Palmeira; a secretária de Educação, Ana Dayse Dórea, reitora honorária da Ufal e o secretário de Comunicação, Clayton Santos.

Marcelo Palmeira reafirmou a parceria destacando a importância do evento para Alagoas. A magnitude da Bienal, o que ela representa para a arte, cultura e história de Alagoas, foram destacados pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Regis Cavalcante, na oportunidade representando o governador Renan Filho.

Valéria também enalteceu o trabalho desempenhado pela comissão organizadora da oitava edição sob a liderança do diretor da Edufal Osvaldo Maciel, pelo desafio de manter a tradição de realização do evento. E lembrou, na oportunidade, que a próxima Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2018, será sediada na Universidade Federal de Alagoas. O vice-reitor José Vieira e a professora Eliane Almeida, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), estão na coordenação do evento. Durante a 8ª Bienal estará instalado um estande com todas as informações sobre a SBPC.

Ousadia e parceria

“Se o Estado fosse mínimo, não realizaria um evento do porte da Bienal para fomentar um debate. A Bienal é maior do que a Ufal e a ousadia para realização necessita da presença do Estado”, afirmou o diretor da Edufal Osvaldo Maciel, agradecendo a presença das participantes, parceiros e apoiadores do evento. Destacou atividades com foco nos 200 Anos de Emancipação Política de Alagoas com participação de estudiosos locais, a exemplo de Sávio de Almeida e Dirceu Lindoso. E informou:

“Integram a programação sete seminários, vinte e duas mesas-redondas, dezesseis palestras, trinta oficinas, onze bate-papos, além de eventos específicos voltados ao tema. Como atração, uma delas na literatura mundial que dialogam com os jovens nas redes sociais é o youturber Gustavo Lacombe. A bienal é um momento importante para capturar a juventude para o mundo da literatura”, frisou Osvaldo.

Presentes também ao lançamento as ex-diretoras da Edufal, Sheila Maluf e Stela Lameiras; o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o presidente da Fundepes,  Gabriel Baldue; dentre outras autoridades e representantes de órgãos patrocinadores e apoiadores.

Comunicação e ambientação

A Rádio Bienal se sobressai como grande novidade de interação com a sociedade e também como mais um produto de comunicação para a cobertura jornalística do evento sob a coordenação de Mercia Pimentel e Lídia Ramires. Atrelada à Assessoria de Comunicação (Ascom), o trabalho de atuação terá como responsável Carlos Madeiro e se agrega à equipe de 50 pessoas, entre profissionais e estudantes das diversas áreas de comunicação. Das 10h às 17h a Rádio transmitirá programação gravada e das 17h às 20h fará transmissão ao vivo de atividades variadas.

O projeto de ambientação para a Bienal, também apresentado durante a solenidade, foi elaborado pelo Grupo de Extensão Luminaturas, que integra o Programa Proinart/Ufal, representado pelos arquitetos Eduardo Quintella e Ivvy Quintella. O projeto está conectado com o tema e slogan do evento, utiliza as vivas cores da bandeira de Alagoas e também foi inspirado no rico acervo cultural do Estado.

Patrocinadores

Além da parceria com Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Fundepes, a 8ª Bienal Internacional do Livro tem os seguintes patrocinadores: Sebrae-AL, Braskem, Sesi, Senai e Fapeal. Conta com o apoio da Usina Coruripe, Cesmac, Instituto Zumbi dos Palmares, Doity Plataforma de Eventos, Hotel Ponta Verde e de outras entidades, órgãos e instituições que colaboram com o grandioso evento.

Confira no site da Bienal a programação já liberada.