Avaliação do MEC mostra positividade de cursos EaD na Ufal

Conceitos mostram crescimento qualitativo na área de graduação, destacando dois cursos da modalidade de Educação a Distância (EaD)

22/09/2017 07h39 - Atualizado em 28/09/2017 às 08h19
Pró-reitora de Graduação, professora Sandra Paz

Diana Monteiro - jornalista

A recente avaliação de nove cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas pelo Ministério da Educação (MEC), mostra a positividade da ação colegiada empreendida pela atual gestão visando a melhoria de conceitos e consequente qualificação da área.

Segundo a pró-reitora Sandra Paz, a ação colegiada desencadeada na Ufal sob a liderança da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), conta com o envolvimento da Procuradoria Educacional Institucional (P.E.I) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), além do apoio de outros setores institucionais.

O Índice Geral de Cursos (IGC), vai de 1 a 5 e leva em conta: desempenho dos alunos no Enade (Exame específico para essa finalidade); avaliação da infraestrutura das faculdades e o grau de formação do corpo docente, ficando o destaque para o curso de Enfermagem, do Campus Arapiraca, que obteve o Conceito Máximo.

Do Campus Arapiraca, obtiveram Conceito 4 os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia e do Campus Maceió, Engenharia da Computação, Zootecnia e Administração Pública EaD. Receberam do MEC Conceito 3: Dança (Licenciatura), Geografia EaD e Educação Física (Bacharelado), todos integrantes do Campus Maceió.

“O conjunto de ações surtiu efeito satisfatório, sobretudo para os cursos que se encontravam em situação de risco para funcionamento”, enfatizou Sandra Paz, também destacando o empenho da comunidade acadêmica dos citados cursos para o resultado positivo da avaliação.

Educação Física e Conceito 3

“Todos ficamos felizes e aliviados. Isso nos deu mais força para seguirmos em frente, trabalhar e tentar elevar a nota do curso nas próximas avaliações”, disse a coordenadora do curso de Educação Física (Bacharelado), Socorro Dantas comemorando o crescimento do Conceito. O curso, em funcionamento no Campus Maceió, passou por um período difícil, quando não atingiu nota suficiente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para continuar recebendo novos alunos e segundo a coordenadora, o baixo conceito não se deveu a apenas ao desempenho dos estudantes no Exame, mas também à infraestrutura.

O curso passou pelo protocolo de compromisso junto ao MEC, onde ficou estabelecido que seriam feitas algumas mudanças, tanto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), quanto na parte da infraestrutura. Enfatizou que antes da visita da comissão foram feitas mudanças no Projeto Pedagógico, hoje implantado e, também adequações nas instalações físicas onde o curso funciona.

O Complexo Esportivo, em construção no Campus A. C. Simões e maior obra da Ufal, será um importante suporte para o dinamismo das ações de ensino, pesquisa e extensão, do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), que irão refletir, positivamente, na pós-graduação. Recentemente foi aprovado, pelo Conselho Universitário (Consuni) o projeto de Mestrado na área.

Socorro reforça que, embora a obra não estivesse nos itens da avaliação do MEC, segundo ela, com toda certeza o Complexo foi um impacto positivo quando houve a avaliação in loco. “A obra contempla reformas no Ginásio de Esportes, na piscina e construção de uma piscina adaptada. O Complexo será dotado de pista de atletismo, campo de futebol, quadra para voleibol de areia, quadra para futebol de areia, além de salas para professores e espaços para laboratórios”, destaca. Informa que a previsão de entrega de todo o Complexo Esportivo é para 2018, mas alguns espaços serão finalizados ainda este ano, a exemplo do Ginásio de Esportes.

Acrescenta que na área de extensão são ofertadas várias atividades para a comunidade interna e externa. O curso é dotado de vários grupos de pesquisas institucionalizados funcionando plenamente. “Na área de pós-graduação, em parceria com a Licenciatura em Educação Física, há a oferta do curso de Especialização em Treinamento Desportivo para Crianças e Jovens”, informou.

A partir desse novo conceito (3), Socorro Dantas reafirma que o bacharelado vive um novo momento: “Crescemos com o empenho de todos, professores, técnicos-administrativos e alunos, para alcançar uma nota maior. Na graduação estamos no primeiro semestre de implantação de um projeto de curso reformulado”, diz, com a certeza que o novo conceito reflete uma nova etapa que reforça o compromisso com a formação acadêmica e profissional qualificada.

Informações dos conceitos dos cursos no link.