Usina Ciência realiza terceira edição do Científica Mente no Campus A.C. Simões

Objetivo é promover a interação com o mundo das ciências de forma divertida

16/08/2017 15h10 - Atualizado em 16/08/2017 às 15h15
Alunos da Escola Estadual Ferdinanda Malta, do município de Rio Largo.

Letícia Sant’Ana - estudante de Jornalismo

Os experimentos educativos da Usina Ciência chegaram ao Campus A.C. Simões da Ufal nesta quarta-feira (16). O projeto realizou durante o dia a terceira edição do Científica Mente, evento que promove a integração com o mundo das ciências de forma divertida. Nesta edição, estudantes de 10 escolas participaram das aulas - show de química, biologia e física no Centro de Interesse Comunitário (CIC).

“A ideia é trazer para dentro da Universidade as atividades da Usina Ciência para que mais estudantes dessa região possam conhecer. As edições do Científica Mente na Ufal recebem com frequência alunos do interior e isso é muito bom”, afirmou a professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, Monique Ângelo, que integra a equipe da Usina Ciência.

Os estudantes da Escola Estadual Ferdinanda Malta, do município de Rio Largo, vieram participar do evento pela segunda vez, trazendo 60 alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio. “Eles sentem a necessidade dessa integração com a prática. É uma ótima oportunidade para sair um pouco da frente do quadro”, contou o professor de Biologia, Elriley Murta.

Além das aulas - shows no CIC, o público pode conhecer o Planetário, projeto que envolve alunos de graduação de diferentes áreas como física e engenharias. “Já visitamos quase o estado inteiro com o Planetário itinerante nas escolas e na Universidade. O objetivo maior é levar ciência e astronomia, especificamente, através dessa experiência de mostrar o universo para o público”, afirmou o estudante de Geografia, Genisson Panta.

O evento é realizado em parceria com o grupo de pesquisa QuiCiência, do IQB, que oferece os monitores para as aulas-shows. A coordenadora do Colégio Interativo, de Maceió, contou que a experiência de participar do Científica Mente é importante para que os estudantes vejam na prática o que estão acostumados a trabalhar apenas na sala de aula. “É importante essa vivência na Universidade porque logo eles estarão aqui”, complementou Ericka de Cássia Monteiro.

O projeto de extensão Usina Ciência mantém atividades regulares e os agendamentos de aulas-show para o segundo semestre de 2017 podem ser feitos através de um formulário online, disponível neste endereço.