Ufal tem participação em livro que será lançado pela Edufba

São dois artigos de autoria do professor Marcos Moreira, da licenciatura em Música

16/08/2017 08h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Publicação é da Editora da Universidade Federal da Bahia

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora com Ascom da Edufba

Nesta quinta-feira, dia 17, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) vai lançar o livro Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica, da Série Paralaxe, organizado por Tais Dantas e Diana Santiago. A publicação tem a colaboração de vários pesquisadores, entre eles o professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas.

O lançamento acontecerá durante o 14ª Festival de Livros e Autores da Ufba, em Salvador, das 17h às 20h. O livro é uma coletânea de artigos resultados das pesquisas sobre Ensino Coletivo de Instrumento Musical (Ecim), realizadas no Programa de Pós-graduação em Música da Ufba nos últimos anos. E Marcos Moreira é autor de dois dos capítulos que compõem a publicação: Mulheres em filarmônicas: pioneirismos e busca de igualdade no Nordeste do Brasil e Norte de Portugal e; O Método Da Capo: ensino coletivo e aprendizagem instrumental inicial da Filarmônica do Divino, do Estado de Sergipe.

A Ufba foi pioneira na institucionalização das metodologias e das práticas de Ecim no âmbito das universidades brasileiras, por meio da criação das oficinas de música, do projeto de extensão ligado à Escola de Música, e da produção apresentada no Programa de Pós-graduação em Música.

Informações adicionais sobre o livro:

ISBN: 978-85- 232-1572- 9

Ano: 2017