Ufal sedia 8º Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas

Com edições a cada dois anos, em 2017 o evento comemora os 15 anos do PPGE na Universidade

16/08/2017 09h20 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Além do vice-reitor, José Vieira e do coordenador do PPGE, Anderson Menezes, a mesa de abertura contou diversos docentes da instituição

Thamires Ribeiro – estagiário de Jornalismo

Com a temática A Educação na Contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso, foi aberto nesta terça-feira (15) o 8º Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal). O evento é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Ufal (Cedu), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Encontro deste ano está ligado a uma edição especial em comemoração aos 15 anos do PPGE na Ufal.

O Epeal acontece bienalmente, e é voltado para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e aos interessados na temática. Nesta edição, o evento irá discutir as vulnerabilidades sociais a partir das seguintes linhas de pesquisa: História e política; Educação e linguagem; Processos educativos; Educação e inclusão e; Educação e tecnologias.

O 8º Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, que tem como objetivo central discutir práticas e culturas educativas no Estado, abriu as atividades com exibições culturais, incluindo recitação de poesias e a apresentação do rapper alagoano, Nando Rozende.

De acordo com Anderson Menezes, coordenador do PPGE, o Epeal é aberto para toda a comunidade acadêmica, e a participação de todos é de extrema importância, pois, “retoma autores de biografias que discutem a prática educativa que lidam desde a educação infantil até o ensino superior. E irá tratar de processos educativos que procuram revalorizar o papel docente, discente, políticas públicas e educativas no âmbito de uma cidade educadora”.

A programação se estenderá até sexta-feira (18) das 9h às 17h, e contará com conferências, mesas-redondas, pôsteres, práticas educativas, comunicações orais, mesas temáticas, apresentações de trabalhos e minicursos. Mais informações, como os horários e locais das atividades, podem ser conferidos aqui no site do evento