Ufal recebe comitiva da SBPC para organizar a 70ª Reunião Anual

O evento de grande relevância científica para a América Latina será sediado no Campus A.C. Simões

31/08/2017 15h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Valéria Correia ressaltou  compromisso de toda a equipe no êxito da tarefa recebida

Valéria Correia ressaltou compromisso de toda a equipe no êxito da tarefa recebida

Lenilda Luna – jornalista

O anúncio de que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) seria a anfitriã da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aconteceu em julho de 2016, durante a reunião realizada na Bahia. Desde então, a gestão da Ufal está se mobilizando para organizar este evento que é considerado de alta relevância para a comunidade científica e acadêmica do Brasil e da América Latina, cumprindo a missão de buscar o avanço científico, tecnológico, educacional e cultural.

Durante dois dias, 30 e 31 de agosto, a Ufal recebeu a visita técnica de uma comitiva da SBPC, formada pelo presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira, pelo secretário-geral, Paulo Hoffmann, e pelos representantes Luiz Dionísio e Fernanda Albuquerque. Eles participaram de reuniões com a reitora Valéria Correia, com os coordenadores executivos do evento na Ufal, que são o vice-reitor José Vieira e a professora Eliana Silva de Almeida, além de integrantes da gestão. Também foi realizada reunião com representantes das comissões de trabalho.

O tema da 70ª edição, que foi definido em agosto do ano passado, será Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. “Temos uma expectativa muito positiva com essa próxima edição, por ser numa linda cidade, como é Maceió, e também pela disposição da equipe, que iniciou os trabalhos com muita antecipação, para garantir um evento de muito sucesso e produtividade. São muitos aspectos a serem planejados, desde os mais gerais, relacionados ao tema e ao contexto social, até os mais específicos, como alojamento, transporte, alimentação, sinalização dos locais de atividades, porque envolve muitos participantes de várias partes do mundo”, ressaltou Ildeu Moreira, presidente da SBPC.

A reitora Valéria Correia também ressaltou esse compromisso de toda a equipe no êxito da tarefa recebida. “Ainda na gestão da professora Helena Nader como presidenta da SBPC, realizamos as primeiras reuniões de planejamento, em 2016, e agora estamos dando continuidade. Queremos envolver a sociedade alagoana na realização deste grande evento, que pela primeira vez acontece em Alagoas. Já tivemos várias reuniões com instituições parceiras, como a Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas). O professor Fábio Guedes está conosco desde o início deste projeto e já contamos com o Centro de Convenções para a solenidade de abertura”, relatou a reitora.

A previsão é que cerca de 10 mil pessoas, vindas de várias partes do país e do mundo, participem da 70ª Reunião Anual da SBPC. Serão vários eventos simultâneos acontecendo durante os dias do encontro. Nos dias que antecedem o evento, devem acontecer ainda atividades temáticas, voltadas para questões específicas de jovens, afro-indígenas, cultura e educação.

Debate com os presidenciáveis

Em função do tema escolhido que trata da soberania nacional e da Ciência, em ano de campanha eleitoral para presidente do país, numa conjuntura de contingenciamento de verbas para as universidades, uma das atividades definidas, na reunião desta quarta-feira (30), foi a realização de um debate com os candidatos à presidência do Brasil. “Com certeza será um debate que vai chamar a atenção do Brasil e do mundo para a Reunião da SBPC. Queremos, com esse debate, comprometer os candidatos com o desenvolvimento científico do nosso país. Estamos vivendo um período de mobilizações da comunidade acadêmica em defesa dos investimentos para a Ciência e precisamos debater esse tema durante a reunião da SBPC”, ressaltou a reitora.