Ufal participa de debates sobre energia e política energética para Alagoas

Evento denominado de Teatro da Energia conta com parceria do Clube de Engenharia do Estado

10/08/2017 09h57 - Atualizado em 10/08/2017 às 13h16
Primeiro ato do Teatro de Energia, realizado no Clube de Engenharia de Macei[o

Diana Monteiro - jornalista

Com o tema Suprimento de energia ao Nordeste: A solução por Alagoas o debate marcou o primeiro ato do Teatro da Energia, promovido pelo Clube de Engenharia, no final de julho, tendo como público-alvo estudantes, engenheiros, pesquisadores, técnicos e sociedade em geral. Para oportunizar à comunidade maior conhecimento sobre o assunto, as discussões transcorrem esta semana, com entrevistas no programa de televisão local Bartpapo, conduzido pelo apresentador Geraldo Câmara. Abrirá o programa a entrevista com o professor André Aquino, do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas e presidente da Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice), da instituição.

Segundo André Aquino, a iniciativa para a criação do Teatro da Energia, foi do professor Geoberto Espírito Santo, também da Ufal, tido como uma das referências da área. Destacou que a dinâmica de trabalho definida é dividir os debates em seis atos, o primeiro já realizado, tendo como local o Clube de Engenharia, no bairro do Farol.

Quanto à exibição no programa Bartepapo, André destaca que é um desdobramento da importante ação de interesse da sociedade. E frisa: “Iniciado na segunda-feira, até sexta-feira, dia 11, o programa exibe a partir das 12 horas, entrevista de 30 minutos, cada dia com uma pessoa diferente. A entrevista é reapresentada no mesmo dia às 19h30 e meia-noite”, diz.

Além dele, os entrevistados desta semana são: Aloísio Ferreira, presidente do Clube de Engenharia de Alagoas; Danúbio Lacerda, do Núcleo de Energia da Federação das Indústria do Estado de Alagoas (Fiea); Alberon Toledo, do Grüne Energie do Brasil; e Fábio Loureiro, diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Conselhos Regionais do Estado, conhecida como Mutua.

Acrescenta que a discussão em torno da temática geral objetiva: discutir energia e política energética mostrando a sociedade os diversos pontos de vista sobre o tema a ser enfocado; acompanhar o desenvolvimento da regulação do setor e manter atualizado os diversos segmentos dos setores econômicos e sociais do Estado de Alagoas; identificar nichos e possibilidades de negócios que podem decorrer da troca de ideias e informações sobre as necessidades da população referentes à produção e uso de energia.

Também, coletar informações para encaminhamento de ações que possam estimular o investimento no desenvolvimento da energia e dos recursos energéticos existentes no Estado de Alagoas; e estimular a sociedade alagoana, pelo conhecimento mais aprofundado das questões energéticas, a prática do exercício da cidadania energética.

GT Energia da Ufal

Em julho de 2016 foi criado na Universidade Federal de Alagoas o Grupo de Trabalho em Energia com o objetivo de mapear, acompanhar e propor ações relacionadas à eficiência energética e geração distribuída na instituição, inicialmente composto por 22 pessoas representantes de nove unidades acadêmicas, além de membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

A Ufal oferta o curso de graduação em Engenharia de Energias Renováveis, o curso de Mestrado Profissional em Energia da Biomassa e na área de pesquisa o Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar (PGCA) e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica, que atua na área de petróleo e gás. Há também pesquisas, por grupos individuais, nas áreas de energia da biomassa, biodiesel, eficiência energética, geração fotovoltaica e eólica, dentre outros.

A comissão permanente da Cice/Ufal, presidida por André Aquino, é formada pelos seguintes professores: Márcio Cavalcante e Igor Cavalcante, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca); Wellinsílvio Costa dos Santos, do Centro de Tecnologia (Ctec); Heitor Soares Ramos, do Instituto de Computação (IC); e Cícero da Silva, do Campus do Sertão.