Ufal é parceira em curso de Produção de Áudio e Vídeo

Aulas serão realizadas no Laboratório Escola de Cinema da Unidade Educacional de Penedo

23/08/2017 09h19 - Atualizado em 24/08/2017 às 14h17
Curso fortalece ações vinculadas à sétima arte desenvolvidas em Penedo

Deriky Pereira – jornalista colaborador

Por meio da Unidade de Ensino de Penedo, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) atuará como parceira da Secretaria de Estado da Educação (SEE-AL) no curso Médio Pronatec de Produção de Áudio e Vídeo. A iniciativa terá início na próxima segunda-feira (28) e as aulas serão ministradas no Laboratório Escola de Cinema e Audiovisual, em Penedo. O local possui a infraestrutura para que o curso seja ofertado na cidade. No total, 40 vagas estão sendo ofertadas para os estudantes do 2º ano do ensino médio.

“O curso é importante pelo estímulo à formação de mão de obra na área do audiovisual e vai dar aos jovens uma formação mínima para começarem a atuar nesse campo. Além disso, a ação também fortalece as demais vinculadas à sétima arte que desenvolvemos na cidade, desde os cineclubes ao Circuito Penedo de Cinema e fortalece as ações do laboratório no cumprimento do seu papel institucional”, explica o professor Sérgio Onofre, que supervisionará o curso e também é coordenador do laboratório.

A aula inaugural do curso será ministrada pelo professor Elder Maia, que vai tratar do mercado do audiovisual. “Ele mostrará para a garotada como o mercado é promissor e está aberto com grandes possibilidades de inserção profissional”, complementa o professor.

“Interesses que se encontram”

Os cursos ofertados pela SEE-AL se voltam para os alunos do segundo ano do ensino médio e oferecerão formação técnica complementar. No caso do Mediotec de Produção de Áudio e Vídeo, será ofertado para os estudantes que tenham ensino regular durante a manhã e farão as aulas no turno da tarde. Com um total de 800 horas, no final das atividades, o estudante sai com o certificado de técnico em produção em áudio e vídeo.

Sérgio Onofre explica ainda, que existem outros cursos ofertados, mas esse é o único que contará com apoio do Laboratório da Universidade em Penedo, visto que conta com a estrutura necessária para ministrar as aulas.

“Esse curso vai inaugurar as ações do Laboratório. É mais uma ação no hall das atividades que são vinculadas ao Cinema em Penedo, ações que visam consolidar a ideia de uma graduação em Cinema. Essa parceria vem de encontro às metas que estabelecemos para o Lab-Escola de Cinema, pois estamos trabalhando no sentido de construir uma infraestrutura para oferecer esse tipo de atividade no município, então são dois interesses que se encontram”, conclui.