Ufal é destaque em Congresso Internacional de Propriedade Intelectual

Pesquisadores de Alagoas compõem maior delegação externa do evento

18/08/2017 14h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Delegação de alunos e professores da Ufal

Alcilene Vieira – jornalista colaboradora

O mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência em Tecnologia para Inovação (ProfinitT) da Ufal é destaque no 1º Congresso Internacional do programa, que acontece durante esta semana, em Salvador.

A Ufal superou as expectativas no evento, obtendo 27 trabalhos aprovados, o maior número da instituição. Seis deles receberam o prêmio de trabalho destaque. Além disso, a delegação alagoana composta por alunos e professores foi a segunda maior, ficando atrás apenas da anfitriã do evento, Bahia.

“Esse resultado positivo é fruto do incentivo dos professores e empenho dos mestrandos, que juntos fizeram toda a diferença no 7º Prospect. No primeiro que participamos, em 2013, foi apenas um trabalho apresentado. Esse ano tivemos 27, um número bastante expressivo que nos colocou em lugar de destaque no evento”, ressaltou a professora Silvia Uchôa, coordenadora da disciplina de Prospecção na Ufal.

A coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite/Ufal), Eliana Almeida, que também participa do congresso, ressaltou a importância da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) no apoio ao mestrado. “A Propep tem apoiado o Profnit desde o início e isso aqui é o resultado desse apoio. Estamos recebendo muitos alunos e eles estão respondendo positivamente, o que pode ser comprovado pelo número de trabalhos aceites no Congresso. Isso é sinal que está crescendo essa vocação para fazer a inovação, resultado de nossas pesquisas diárias”, comentou.

O evento teve 253 participantes de 22 estados e quatro países: Brasil, Portugal, Argentina e Uruguai, onde gestores, pesquisadores e representantes de vários órgãos e instituições brasileiras e estrangeiras, contribuíram para desenhar o panorama de como está o progresso da Ciência, Tecnologia e Inovação, gerando debates sobre a gestão da Propriedade Intelectual no país e no mundo.

“Está sendo um evento muito produtivo do ponto de vista de qualidade técnica das apresentações, mas também muito produtivo do ponto de vista de trazer novidades do que está acontecendo no ambiente nacional de inovação, a exemplo da questão da biodiversidade”, destacou o Pró-reitor do Fortec/Profnit e coordenador geral do Profnit/Ufal, Josealdo Tonholo.

A proposta é para Maceió ser a sede do 2º Congresso Internacional do Profnit, no segundo semestre de 2018, integrando a programação da 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O evento

Em paralelo ao 1º Congresso Internacional do Profnit 2017, de 15 a 18 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) também acontecem outros eventos: 7º Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica 2017, 6º Encontro de Pós-graduações em PI&TT e Inovação, 1º Workshop Tech Mining e Inovação, 15ª Reunião da Regional Nordeste do Fortec e o Fórum Cyted da Rede Tecnologia e Transferência (Inova).