Ufal apoia maior evento científico de Enfermagem do Brasil

Congresso Brasileiro de Enfermagem será em setembro, em Maceió

14/08/2017 11h02 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas faz parte da organização do Congresso Brasileiro de Enfermagem (Cben), que este ano terá como sede a cidade de Maceió. O maior evento científico da área no país vai ser realizado de 5 a 8 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e as inscrições já estão abertas.

Clique aqui para fazer a inscrição online.

Na 69ª edição do Cben, promovida e realizada pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), o tema central é O trabalho da Enfermagem na construção de uma sociedade democrática. A comissão organizadora justifica a importância do tema numa referência às conjunturas nacional e internacional que combinam medidas e decisões das quais alegam favorecer avanços econômicos na contramão de avanços sociais, humanos e democráticos.  

“Os fatores que condicionam e determinam o processo saúde-doença estão progressivamente afastando pessoas e coletividades do pleno exercício do direito à saúde e outros direitos fundamentais, submetendo-as a sofrimentos desnecessários, além de comprometerem a sua qualidade de vida, inclusive de trabalhadores de saúde/enfermagem”, ressaltam os organizadores. E completam: “​Neste contexto, aprofunda-se a precarização das condições de trabalho em saúde/Enfermagem, em que fica reduzido o potencial transformador desse trabalho na consecução de justiça e igualdade social. Então, no Cben o objetivo será discutir estratégias de democratização do direito à saúde, sempre na perspectiva da construção de uma sociedade livre e justa, sem exploração e discriminação de qualquer natureza”.

Considerando o objetivo do evento, as discussões abordadas serão em torno de temas como formação em saúde/Enfermagem; trabalho Interprofissional; saúde da pessoa em situação de rua; cuidado paliativo; assédio moral; saúde mental; Enfermagem na carreira militar; saúde do trabalhador; raça/etnia; gênero; pesquisa científica; ética e bioética; sustentabilidade; processo de trabalho; saúde da população indígena; inclusão Social; entre outros.

A estimativa da comissão organizadora é de cerca de três mil pessoas no congresso, entre trabalhadores e estudantes de Enfermagem, de todos os estados brasileiros. É a segunda vez que Maceió sedia o Cben; a primeira foi em 2011.

Na programação, que conta com participantes de renome nacional e internacional, o dia 5 está dedicado às atividades pré-evento, como minicursos e oficinas, além da conferência de abertura, às 20h no auditório do Centro de Convenções.  Já dos dias 6 a 8, terão mesas-redondas, diálogos temáticos, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, entre outras atividades científicas e deliberativas relacionadas à área. O 69º Cben conta com apresentações culturais e uma feira tecnológica, trazendo novidades sobre a prática em saúde. 

No evento, também acontecerá a prova de título para Especialista em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental, oportunidade para os profissionais que desenvolvem suas práticas nestes serviços adquirirem titulação. Dentro da programação haverá ainda o Colóquio de Enfermagem em Saúde Mental. 

Outra novidade deste Cben é o Espaço Mocambo, dedicado à socialização de experiências relacionadas à Educação Popular em Saúde, onde terá uma Mostra de Experiências em Audiovisual. 

Apoio da realização

A comissão organizadora do evento conta com enfermeiros e estudantes de grande parte dos cursos de graduação em Enfermagem de Alagoas, bem como com enfermeiros do serviço e da gestão. A Ufal contribui diretamente na organização, com apoio da professora Danielly Santos dos Anjos Cardoso na coordenação da comissão executiva e os docentes do curso de Maceió, Laís de Miranda, Lenira Wanderley, Regina Maria dos Santos, Isabel Comassetto, Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Célia Alves Rozendo, Maria Elisângela Torres de Lima Sanches e Verônica de Medeiros Alves, Janine Melo de Oliveira, Thaís Honório Lins Bernardo, Ana Carolina Santana Vieira, Fernanda Silva Monteiro, Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza. Também estão envolvidos na organização os professores da graduação em Enfermagem da Ufal em Arapiraca, como Diego de Oliveira Souza e Sóstenes Ericson Vicente da Silva.

Além da participação dos servidores na comissão organizadora e na programação científica, a gestão central da Ufal, por meio da reitora Valéria Correia e do vice-reitor José Vieira, colabora com o incentivo à vinda dos palestrantes e apoio com grupos culturais vinculados à Universidade para se apresentarem durante o evento. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realizou o edital para seleção de servidores enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem para custeio de sua participação no 69º Cben como forma de proporcionar o desenvolvimento dos servidores da área de Enfermagem da Universidade.

Entre as instituições apoiadoras também estão Governo do Estado de Alagoas, Maceió Conventions & Visitors Bureaus, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).