Terceira edição da Musifal será lançada final deste mês

Além da produção científica, revista traz homenagem às mulheres nas bandas de música

25/08/2017 09h05 - Atualizado em 28/07/2021 às 13h44
Capa da antiga revista Musifal

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Após seis anos, desde sua última publicação, a revista Musifal está de volta com a terceira edição, dentro dos padrões do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Universidade Federal de Alagoas. Esse próximo número está recheado de artigos científicos de pesquisadores de várias partes do Brasil, que foram apresentados durante a 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, realizada em novembro de 2016, em Marechal Deodoro-AL.

Marcos Moreira, coordenador do curso de licenciatura em Música da Ufal, e os professores Flávio Ferreira e Milson Fireman estão na comissão organizadora. De acordo com Moreira, esta 3ª edição contempla produção científica numa linha que vai da Musicologia à Educação Musical, além de uma homenagem àsmulheres nas bandas de música, uma das linhas do grupo de pesquisa Metodologia Instrumental do qual Moreira também participa.

Projeto registrado na Pró-reitoria e Extensão, a Musifal tem a proposta de apresentar o que vem sendo estudado e pesquisado na área de Música em Alagoas e no Nordeste brasileiro. “Na Comissão Editorial temos grandes pesquisadores doutores: Diana Santiago, Joel Barbosa e Celson Benedito, da Ufba [Universidade Federal da Bahia]; Marco Toledo, da UFC [Universidade Federal do Ceará]; Diósnio Neto, da USP; e Alexandre Andrade, do Instituto Piaget, de Portugal”, disse Moreira.

A terceira edição, já no novo formato dentro do SEER, também será apresentada na 8ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda – 8ª JPMB, que já está no calendário de eventos de Marechal Deodoro e acontece no final desse ano. “A partir da próxima edição de 2018, nossa revista publicará artigos inscritos na Jornada e também passará a publicar os artigos do Simpósio da Associação Brasileira de Musicologia, que fará parceria permanente com a Jornada Pedagógica”, completou Moreira.

Essa parceria, segundo o professor, dará mais notoriedade à revista e numa dimensão muito mais abrangente. “Vamos ser uma ramificação do simpósio com a temática bandas de música. Com isso, nossa revista vai ampliar o alcance e terá ramificações no meio científico na área de música, além do Nordeste, em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para nós é um crescimento muito grande”, completou.

Acesse aqui a plataforma SEER da Ufal onde a Musifal será publicada