Superintendente defende saúde pública de qualidade durante posse no HU

O presidente da Ebserh anunciou a liberação de R$ 1 milhão para o Hospital

09/08/2017 10h22 - Atualizado em 10/08/2017 às 15h15
Regina Maria conclama servidores à fortalecer o HU para a população

Lenilda Luna - jornalista e Gilmarques de Castro (colaborador)

A posse da professora Regina Maria do Santos como superintendente do Hospital Universitário Alberto Antunes (HU) da Ufal foi bastante concorrida durante a manhã desta terça-feira (8). Participaram da solenidade o reitor em exercício, professor José Vieira, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),  Kleber de Melo Moraes, além de servidores do hospital e integrantes da gestão da Ufal e da Ebserh. Também estavam presentes as lideranças sindicais dos trabalhadores das instituições.

Professora da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e doutora em Enfermagem, Regina Maria já integrava a equipe de gestão do Hospital Universitário desde maio de 2016, com a professora Fátima Siliansky, que foi exonerada numa decisão unilateral da Ebserh no início de junho deste ano. Após algumas negociações, a professora Valéria Correia, reitora da Ufal, defendeu a prerrogativa de indicação da direção do HU e apresentou o nome de Regina Maria, que foi nomeada em 14 de junho.

A solenidade de posse foi um momento para reafirmar o compromisso dos gestores com um serviço público de qualidade no único hospital que atende totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em um Estado onde cerca de 90% da população não tem plano de saúde. "Lutamos pelos direitos à educação e ao serviço de saúde gratuito. O HU é um espaço de ensinamentos, assistência e de pesquisa. Contamos com o compromisso de todos, independente de vínculo empregatício com a Ebserh ou RJU para cumprir a missão de desenvolvimento e sustentabilidade do HU", ressaltou a superintendente.

O reitor em exercício da Ufal, José Vieira Cruz, destacou o ativismo da professora Regina Maria em defesa do SUS. “Estou feliz em presidir essa solenidade de posse, porque sei o que a professora Regina representa na luta pela educação e saúde de qualidade para a população alagoana e brasileira. O estado de Alagoas tem grandes belezas naturais, porém vive grandes desafios no campo socioeconômico, com indicadores de desenvolvimento humano alarmantes. Precisamos lutar por esse hospital tão necessário à comunidade e eu sei que essa instituição está em boas mãos", declarou José Vieira.

O presidente nacional da Ebserh, Kleber de Melo Moraes, garantiu apoio à nova gestão. "Como nordestino, enfrento as dificuldades e desafios com firmeza. Estou empenhado em garantir pessoal para o funcionamento dos hospitais universitários e já conseguimos a autorização do MEC para convocar os concursados que aguardam para tomar posse. Também estou garantindo à superintendente do HU da Ufal a liberação imediata de um milhão e 50 mil reais [R$1,05 milhão] para que ela possa dar andamento aos projetos de trabalho apresentados para equipar o hospital", anunciou o presidente da Ebserh.