Projeto Colhendo Bons Frutos promove 1º Encontro Alagoano de Feiras Agroecológicas

Evento ocorre até amanhã (23) e pretende articular agricultores, além de fortalecer espaços de comercialização

22/08/2017 16h05 - Atualizado em 23/08/2017 às 12h19

Ascom Ufal

Até esta quarta-feira (23), o projeto Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia, da Faculdade de Nutrição da Ufal, e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em articulação com a Rede Alagoana de Agroecologia, promovem o 1º Encontro Alagoano de Feiras Agroecológicas: ampliação e qualificação.

O evento, iniciado no dia 22 de agosto, ocorre no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e reúne um público de 80 participantes provenientes de associações de agricultores, setores públicos municipal, estadual e federal, além de professores e estudantes.

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivos promover, ampliar e qualificar as feiras agroecológicas no estado. A programação pretende articular os espaços de comercialização dos produtos, associações de agricultores, movimentos sociais e instituições governamentais, além de promover as boas práticas de manipulação de alimentos comercializados nas feiras e construir um plano de ação que amplie e fortaleça a venda de agroecológicos do estado.

Grupos de trabalho (GT) abordarão temas como a importância das feiras agroecológicas; comunicação e divulgação; organização interna e externa; atendimento e relação com clientes; legislação e relação com poder público; estratégias produtivas. Como facilitador do debate, o evento contará com a participação de Flávio Duarte, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA- NE).

Na ocasião, serão identificados problemas, desafios e oportunidades para as feiras no estado. A meta é debater sobre as questões e estratégias de atuação sugeridas pelos GTs, pactuar os compromissos, definir agenda e pauta das próximas atividades.

“Em Alagoas, as feiras agroecológicas ganham espaço cada vez mais evidente, tanto do ponto de vista da criação de estratégias da agricultura familiar de se relacionar com mercados, quanto de consumidores que se preocupam com a segurança do que estão consumindo, levando para casa, para sua família, alimentos livres de agrotóxicos”, destaca a professora da Fanut e coordenadora do projeto Colhendo Bons Frutos, professora Maria Alice Araújo Oliveira.

São parceiros na realização do Encontro a Faculdade de Serviço Social, por meio do projeto Zumbido e GEPSAN; o Centro de Ciências Agrárias (Ceca); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL); a Comissão Permanente de Orgânicos (CPOrg-AL); o Movimento dos Sem Terra (MST); o Instituto Federal de Alagoas (Ifal); o Núcleo de Agroecologia Zumbi dos Palmares (NEA-ZP/Ifal);SEAGRI; a Cáritas Diocesana - Palmeiras dos Índios; a Visão Mundial; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o Sebrae, o Instituto Mundo Unido; a Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata (Aproagro) e a Resiliência Ambiental.

Confira a programação abaixo.