Prêmio deixa a Ufal entre as cinco melhores universidades do país

No Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) as organizações foram avaliadas pelos projetos em empreendedorismo social

07/08/2017 09h28 - Atualizado em 09/08/2017 às 09h36
Representantes de Alagoas na premiação, no Rio de Janeiro

Representantes de Alagoas na premiação, no Rio de Janeiro

Jessyka Faustino, estudante de Jornalismo 

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas participaram, nos dias 20 e 21 de julho, no Rio de Janeiro, do maior evento de empreendedorismo social do país. O Evento Nacional Enactus Brasil reuniu todas as organizações da entidade e os representantes de Alagoas conquistaram três medalhas.

O projeto Amitis ganhou o 2º lugar na categoria Alimentação em Foco da Cargil e 3º na Empoderamento Econômico de Mulheres do Walmart. Já o Desafio InpEV rendeu a 2ª colocação para um projeto estruturado em parceria com a Universidade Federal do Pará.   

Somando todas as premiações a Enactus Ufal conseguiu cerca de R$13 mil para investir nesses projetos. "É a coroação de um ciclo de muito trabalho e dedicação aos nosso projetos e nos deixa extremamente orgulhosos pois estamos entre os cinco melhores times do Brasil e causamos impacto na vida de diversas pessoas do nosso Estado. Recebemos também premiações financeiras através dos editais que participamos e isso será muito importante para nosso próximo ciclo pois teremos maior capacidade de investir nos nossos projetos e poder crescer ainda mais", comemora o presidente da Enactus Ufal, Andrey Palmeira, estudante de Engenharia Civil. 

O atual diretor de Gestão de Pessoas da organização em Alagoas, Marcus Melo, estudante de Engenharia Química, foi indicado a finalista na categoria Líder Estudante do Ano e salientou a importância da organização para sua vida.

“A Enactus Ufal foi de extrema importância para desenvolvimento de habilidades que até então meu curso não ofereceu. Além da liderança, aprendi sobre metodologias, gestão de pessoas e projetos, etc., mas mais importante que o desenvolvimento profissional, foi o pessoal, obtido com essa experiência. Não é em toda organização que temos a oportunidade de estar em contato direto com comunidades vulneráveis. Nossos projetos são, na verdade, uma troca de conhecimento, nós aprendemos com eles e eles conosco”, destacou.

A Enactus na Ufal e os projetos 

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos dedicada a inspirar e incentivar jovens a desenvolverem ações empreendedoras que tragam alguma melhoria social para as comunidades em que vivem, que se organiza em 36 países com a colaboração de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos. Em Alagoas, desde 2015, a entidade se divide em três projetos: 

Projeto Amitis  

O projeto está implantando uma horta hidropônica na ONG Inâe, no conjunto Village Campestre 2, visando trabalhar com as mulheres de lá para inserir a comunidade no ciclo produtivo, melhorando não só a alimentação, mas também gerando renda e levantando os debates da igualdade de gênero. 

Projeto João-de-Barro 

Proporcionará minicursos em escolas técnicas públicas e privadas nas áreas fundamentais da Construção Civil, e visa auxiliar na construção de espaços públicos e habitações salubres e dignas em comunidades vulneráveis através de reformas, utilizando o conceito da autoconstrução e da reutilização de resíduos sólidos gerados pela indústria da construção civil. 

Para mais informações: http://www.enactusufal.com.br/