Laboratórios de informática recebem novos computadores

O projeto Revitaliza Laboratório recebeu um investimento de quase R$ 2 milhões

21/08/2017 09h48 - Atualizado em 23/08/2017 às 12h19
Laboratório da Fanut

Lenilda Luna - jornalista

A Gestão da Ufal realiza a entrega de 500 computadores novos para laboratórios de informática. A ação, nomeada Revitaliza Laboratórios, recebeu um investimento de R$ 1,9 milhão. O levantamento da demanda de todas as unidades acadêmicas e equipamentos da Ufal foi feito pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Conforme a pesquisa, a necessidade da Universidade é de três mil computadores para diversos espaços. "Todavia, diante dos limites orçamentários, a Gestão Central adotou como diretriz para a destinação dos computadores adquiridos que sejam espaços coletivos, como laboratórios para estudantes de graduação e pós-graduação", informa Marcelo Queiroz, assessor da Reitoria.

Os computadores estão sendo instalados gradualmente pelo NTI e entregues pelos gestores. A Biblioteca Central recebeu 40 computadores novos em julho. Na ocasião, a reitora da Ufal, professora Valéria Correia, destacou o esforço em responder às necessidades dos estudantes". Mesmo com a Universidade em crise conseguimos um mínimo de conforto para os alunos estudarem", disse.

Também já foram entregues 25 computadores para o Instituto de Matemática(IM), 48 para o Instituto de Computação (IC),  17 para a Faculdade de Nutrição (Fanut), nove para a Faculdade de Serviço Social (Fsso), 30 para a sala de capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), 15 para o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (Icbs), 40 para o Centro de Tecnologia (Ctec)  e 15 para o Centro de Ciências Agrárias (Ceca). "A Faculdade de Medicina receberá dez, assim que for corrigida uma infiltração no Laboratório. As providências estão sendo tomadas pela Sinfra", informou Marcelo.

Todos os equipamentos instalados vão receber manutenção feita pelos técnicos do NTI. Os diretores das Unidades Acadêmicas e dos órgãos que estão recebendo os computadores assinam um termo de compromisso. "Mas esses são bens coletivos, fundamentais para o trabalho de toda a comunidade universitária, por isso, acreditamos no compromisso de todos em manter os equipamentos em boas condições de funcionamento", ressalta Kleymerson Lins, diretor do NTI.