Grupequi atende animais utilizados por carroceiros no Benedito Bentes

Exames e orientações para os cuidados com os equídeos foram feitos em praça pública

22/08/2017 14h04 - Atualizado em 23/08/2017 às 12h19
Animais foram examinados e vacinados em praça pública

Lenilda Luna – jornalista

O coreto da praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes, tornou-se um consultório veterinário no último sábado (19). Durante toda a manhã, estudantes e professores do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos, da Unidade de Ensino de Viçosa da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi - Ufal), fizeram atendimento para os cavalos dos carroceiros que atuam na região.

O Grupo, criado em 2009 no curso  de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufal, tem tido reconhecimento pela qualidade das pesquisas realizadas e pelo importante trabalho de extensão realizado junto aos carroceiros de Maceió. “Nós tínhamos um ponto fixo no Vergel, mas, por alguns problemas que ocorreram, estamos agora realizando esse trabalho itinerante”, informou Yane Fernandes Moreira, estudante de Medicina Veterinária e integrante do grupo.

O Grupequi é liderado pelos professores Pierre Barnabé e Tobyas Maia e conta com a participação de vários estudantes, que complementam a formação com esse exercício prático da profissão nas comunidades de baixa renda, onde a carroça puxada por cavalos ainda é muito utilizada como meio de subsistência. Para os carroceiros, o atendimento veterinário no bairro é uma grande oportunidade. “Eu não teria condições de pagar R$ 400 numa consulta dessas. Meu cavalo foi examinado e vacinado. Estou muito satisfeito”, disse o carroceiro, José Cícero Cavalcante da Silva.