GraduaSUS realiza Mostra para compartilhar, avaliar e planejar ações

Gestão lançou 1º Fórum dos Colegiados dos Cursos de Saúde da Ufal

25/08/2017 15h08 - Atualizado em 28/08/2017 às 16h33
Abertura da Mostra Integrada de Experiência e Avaliação do PET Saúde GraduaSUS

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Com o objetivo de compartilhar experiências e avaliar as ações executadas no primeiro ano, o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para Saúde promoveu a Mostra Integrada de Experiência e Avaliação do PET Saúde GraduaSUS Alagoas. O evento foi realizado no auditório Vera Rocha, nesta sexta-feira (25), e reuniu professores, profissionais de saúde e estudantes dos três grupos PET do Estado: dois na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos  Maceió e Arapiraca; e um no Cesmac. A partir da integração dos grupos com os órgãos municipais e estaduais, a Mostra propôs sensibilizar gestores e atores sociais a fim de garantir a legitimidade das ações para o fortalecimento do SUS, por meio da política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

“É o momento de avaliarmos nossas ações para subsidiar o planejamento e a execução das ações do ano 2 no âmbito de Alagoas, por isso o trabalho deve ser feito de maneira articulada”, afirmou a coordenadora do PET Saúde GraduaSUS, Emilene Donato. A mesa de abertura foi composta por representantes das instituições de Ensino Superior Ufal, Cesmac e Uncisal, envolvidas no PET e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Na abertura do evento, a dançaterapêuta Érica Régis, do Movimento Popular de Saúde, apresentou a dança cigana turca, em uma performance que valorizava a arte doméstica. “A dança como terapia ainda é uma prática elitizada. Precisamos inserir essa e outras práticas no SUS”, falou.

A pró-reitora Sandra Regina Paz, representando a reitora Maria Valéria Correia, reafirmou o compromisso da Universidade com a saúde pública. “É um evento de grande relevância social e é uma alegria recebê-los na Ufal. É necessária essa integração das diversas instituições com as secretarias porque somos mais fortes quando estamos juntos”, reforçou Sandra. O representante do Fórum em Defesa do SUS/Alagoas afirmou ser um dever de todos lutar pelo fortalecimento do serviço público na atual conjuntura. “Não deixem de pautar esse direito em um momento que a saúde pública sofre sérios ataques”, afirmou Bruno Fontan.

Finalizando a mesa, a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, afirmou que políticas como o PET auxiliam no aprendizado de uma maneira especial. “Os problemas que estão postos na realidade devem ser trabalhados também na Universidade e a extensão cumpre esse papel”, pontuou. Na ocasião, a Gestão lançou o 1º Fórum dos Colegiados dos Cursos de Saúde da Ufal.

O evento contou ainda com rodas de conversa e painel de projetos mediado pelas coordenadoras gerais do PET Saúde GraduaSUS Ufal (Maceió e Arapiraca) e Cesmac.