Evento discute empreendedorismo, comunicação e negócio em Maceió

Enacon foi organizado por quatro estudantes de Relações Públicas da Ufal

28/08/2017 16h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Pedro Prochno foi um dos palestrantes mais esperados  (Fotos - Comissão Organizadora)

Pedro Prochno foi um dos palestrantes mais esperados (Fotos - Comissão Organizadora)

Deriky Pereira - jornalista colaborador e Larissa Lopes - estudante de Jornalismo

O 1º Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio (Enacon) foi realizado na última sexta-feira (25), no auditório da Casa da Indústria, em Maceió. Idealizado por quatro estudantes de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento foi marcado por diversos debates sobre comunicação, negócio e empreendedorismo e contou com a presença de estudantes e profissionais de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Administração, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma intensa troca de conhecimentos.

A primeira palestrante foi a jornalista Luana Nunes, da Algo Mais Consultoria e Assessoria, que ressaltou os desafios do trabalho e disse que a sua equipe sempre faz o melhor que pode no trabalho com seus clientes e isso é fundamental para um bom relacionamento de ambas as partes. “Eu gosto de empreender. Não sei se o melhor que fazemos é aquilo que o mercado quer, mas quando a gente não consegue fazer tudo, vamos lá e contratamos profissionais. A equipe da Algo Mais é integrada, não temos o que chamam de rádio corredor. Por isso é importante dizer também que dependendo da forma que você se comunica, você pode estragar a comunicação”, disse.

Luana ressaltou a importância do networking que, pra ela, começa já no relacionamento entre os estudantes em sala de aula. “Têm aqueles que dizem ‘eu não vou sair na placa da formatura porque briguei com o outro’ sendo que, muitas vezes, aquele amigo pode te recomendar num trabalho, por exemplo. É importante networking sempre”, revelou a jornalista, que também salientou a importância de valorizar o cliente: “A gente trabalha todos os dias para dar valor ao nosso cliente, para que ele não nos abandone e, assim, estabelecemos uma relação de confiança. Se não tiver confiança não tem trabalho de sucesso e, o cliente não quer um trabalho razoável”.

O segundo palestrante foi Henrique Silva, da empresa de comunicação digital Mam.bo, que falou sobre a gestão de marcas e como empreender nas redes sociais. Ele ressaltou a importância de ter foco nas redes, além de saber investir e entender sobre elas para ter sucesso na comunicação digital. Já a relações públicas, jornalista e professora Edna Cunha, trouxe a temática Terceirização e Comunicação Organizacional: oportunidades x desafios e destacou sobre a importância de como o profissional de comunicação deve iniciar seu trabalho em uma empresa, além do cuidado na hora de aceitar certas propostas trabalhistas.

Ainda no Enacon, o workshop Da Ideia do Negócio ministrado por Maurício Oliveira, do Sebrae, trouxe uma dinâmica de como criar seu modelo de negócio e de como gerenciá-lo. “A importância de segmentar seus clientes, proposta de valores, fazer o portfólio da sua empresa, canais de comunicação, relacionamento com os clientes, receitas, recursos principais, atividades principais, parcerias principais e estrutura de custos”, destacou Maurício.

Para encerrar o evento, o relações públicas e atual gerente de comunicação do aplicativo Uber, Pedro Prochno, contou um pouco sobre sua trajetória e o mundo da profissão de Relações Públicas. “Saber contar história, ter capacidade de planejar, gerenciar problemas e crises, saber usar dados, ser inovador, ter capacidade de leitura de cenários", apontou Pedro ao dar essas seis dicas essenciais para o profissional da área.

O 1° Enacon também é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de Relações Públicas, ao qual consideram um grande desafio a sua realização. “É uma experiência, além de desafiadora, maravilhosa, você começar um evento que se torna pioneiro no estado de Alagoas trazendo uma temática de comunicação e negócio com zero real no bolso, aí a gente já diz tudo”, destacou Alcilene Vieira, umas das organizadoras.

Maratona de conhecimento: avaliação positiva

Para Fabíola Cavalcante, formada em Relações Públicas pela Ufal, o evento trouxe um novo olhar para comunicação e uma nova perspectiva do mercado de trabalho em Alagoas. “Foi inspirador, reacendeu minha paixão pela Comunicação e me fez relembrar o motivo de ter escolhido a profissão. As palestras foram enriquecedoras, uma verdadeira injeção de ânimo, pois bem sabemos que o caminho não é fácil, mas com trabalho duro, muito estudo e dedicação sei que poderei me tornar uma boa profissional e atender as expectativas do mercado”, disse.

Bruna Albuquerque disse ter adorado as quase oito horas de maratona de conhecimento. “As palestras foram estrategicamente bem escolhidas e o conteúdo passado pelos palestrantes serão de grande valia, pois o conhecimento adquirido nessa maratona de palestras vieram a me acrescentar pessoal e profissionalmente”, salientou.

Já Magda Sueli destacou a oportunidade do debate sobre temas como empreendedorismo e negócio que, segundo ela, “é uma temática pouco explorada e a iniciativa foi uma boa sacada da organização.” Ela reforçou ainda que o modo com o qual os palestrantes ministraram as oficinas fez toda a diferença. “Eles nos trouxeram conhecimentos e dicas que vão além do que é visto em sala, o modo com que foram expostas as ideias, a maneira com que a comunicação pode ser aplicada em planos e empreendimentos foram essenciais para a um futuro negócio promissor”, concluiu.