Curso de extensão em dança contemporânea abre inscrições a partir de segunda

É gratuito e oferece 20 vagas para alunos e pessoas da comunidade

31/08/2017 12h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Professora Kamila em performance em Dança Contemporânea - Foto: Ivana Cubas

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

O curso de extensão Dança Contemporânea – Investigações Técnico-criativas terá início no próximo dia 14, mas as inscrições online acontecem de 4 a 11 de setembro, pelo SIGAAAs aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 12h às 13h30, na sala 23 do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas.

Coordenado pela professora Kamila Mesquita, da licenciatura em Dança, o curso é gratuito e oferece 20 vagas para alunos da Ufal, servidores e pessoas da comunidade a partir dos 16 anos de idade. “Neste curso revisitaremos, dentro de uma perspectiva investigativa, algumas abordagens técnicas de dança moderna, conciliando tais estudos técnicos a abordagens somáticas, buscando a construção de um corpo-em-dança na contemporaneidade”, justificou Kamila.

As aulas práticas acontecerão ao longo de 12 semanas. Segundo a professora, o exercício final será uma atividade aberta ao público, onde haverá compartilhamento de possíveis resultados cênicos construídos ao longo do curso e rodas de improvisação.

No conteúdo programático estão previstos os temas: estudo do peso e variações de tonicidade muscular; centro de gravidade; centro de leveza; apoios – estudo sobre apoios em diferentes partes do corpo e superfícies de contato; apoio ativo e passivo; alavancas de movimento; centro motor; “releases”; oposições e vetorizações ósseas.

Também fazem parte dos conteúdos abordados na disciplina: espirais; tridimensionalidade corpórea; relações corpo-espaço; estudo e apropriação de princípios de movimento da dança moderna; queda e recuperação; equilíbrios e desequilíbrios; pulso do movimento/ritmo externo – identificar o pulso do movimento e relacioná-lo a ritmos sonoros externos, observando as interferências provocadas na fluência dos movimentos.