Comissão de licitação realiza concorrência pública para lanchonetes e restaurantes

Foram recebidos 13 envelopes para os espaços nos três campi da Ufal

18/08/2017 08h26 - Atualizado em 21/08/2017 às 11h01
Comissão de licitação vai verificar se os concorrentes seguiram exigências do edital

Lenilda Luna - jornalista

A sessão pública para abertura dos envelopes de documentação para concorrência aos 14 espaços públicos da Ufal nos três campi iniciou às 10h desta quinta-feira(17), na sala de reuniões do Conselho Universitário. Foram recebidos 13 envelopes de candidatos aos espaços oferecidos no edital de Concorrência Pública n° 02/2016, que foi publicado em julho deste ano e disponibilizado no Portal da Transparência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A sessão foi conduzida pelo engenheiro da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Fernando Coelho, que é presidente da Comissão Permanente de Licitação da Ufal.

O edital ofereceu a cessão de cantina nos prédios da Faculdade de Letras (Fale), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Institutos de Física (IF) e de Química e Biotecnologia (IQB), bloco João de Deus, Cento de Interesse Comunitário (CIC) e Comunicação Social (COS), além de restaurantes na Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Centro de Educação (Cedu) e antigo Csau, no Campus A.C. Simões. No interior, foram licitados a cantina de Palmeira dos Índios e os restaurantes de Arapiraca e Delmiro Gouveia.

Na sessão pública, os concorrentes entregaram dois envelopes, um com os documentos contendo a habilitação jurídica da empresa e outro com as propostas de preço. Essa foi a primeira licitação de espaços públicos dessa Gestão. "O processo é importante porque garante uma concorrência pública e transparente para os espaços da Ufal, oferece aos estudantes e frequentadores dos campi uma ampliação das opções de alimentação, com qualidade. Além disso, como a concorrência é para quem oferece o melhor lance, a Universidade garante uma receita necessária nesse período de corte de verbas e contingenciamento", pondera Diogo Ferraz, gerente de Serviços Gerais da Sinfra.

A concorrência vai permitir a ocupação de espaços com tamanhos e preços diversos, sendo o menor preço o da Cantina do prédio João de Deus, que tem um lance mínimo de R$ 240, até o Restaurante da Esenfar (antigo Csau), com lance inicial de R$ 1.870. Os envelopes com a documentação serão avaliados pela comissão de licitação, para verificar se tudo está de acordo com os critérios do edital. Após esta avaliação, os concorrentes habilitados serão convocados para abertura das propostas de preços. Só após esta fase, será divulgado o resultado final.