Ciência, responsabilidade social e soberania é o tema da SBPC 2018

Ufal e 15 instituições parceiras se reuniram ontem para discutir realização do evento em Alagoas

09/08/2017 12h23 - Atualizado em 10/08/2017 às 15h14
Ufal e instituições públicas e privadas selam parceria para a próxima edição da SBPC

Mercia Pimentel - jornalista e Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

Em reunião realizada nesta terça-feira (8), foi divulgado o tema da próxima edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A 70ª edição do evento, no período de 22 a 28 de julho de 2018, terá como tema Ciência, responsabilidade social e soberania. Gestores da Ufal e convidados de outras instituições discutiram sobre conceito, formato e o impacto que a realização de um evento como este trará para a região.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira da Cruz, apresentou a temática ao grupo, justificado que a escolha partiu da própria Universidade e foi acolhida pela comissão organizadora nacional. “A SBPC tem estimulado, ao longo das últimas décadas, pesquisadores de diferentes áreas de formação e idades, a pensar a ciência como um fundamento de responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável e de soberania entre os povos, em particular, em relação à independência tecnológica, política e cultural de cada país”, disse Vieira ao explicar o conceito.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, professor Alejandro Frery, destacou a importância de instituições públicas e privadas estarem reunidas para pensar a SBPC de modo amplo, coletivo e coeso. “Temos aqui a tríplice hélice academia-governo-empresas. É muito importante que todos trabalhemos juntos para construir um evento de qualidade e que fique marcado na história da ciência em Alagoas”, salientou Frery, que também é vice-coordenador da comissão executiva local.

“É a primeira vez que a reunião anual irá acontecer em Alagoas. Com esse fato, o recado é claro: queremos mudar a realidade do nosso Estado, destacou André Lage, coordenador de Pesquisa da Ufal, acrescentando que a SBPC em Alagoas colocará o estado em evidência  no que diz respeito à produção e disseminação do conhecimento.

Para Fábio Guedes, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), receber a SBPC em 2018 é celebrar, também, um momento muito especial. "Ainda estaremos comemorando os 200 anos de emancipação do Estado. Está definido o empenho da Ufal e da SBPC em realizar a Reunião Anual em Alagoas. Em nosso Estado, só crescemos se houver cooperação”, frisou.

“Hoje, tratamos de um fato, a SBPC vai acontecer. Todas as instituições são convidadas a construir isso juntos. O tamanho desta participação dependerá do interesse, do investimento e da execução”, arrematou o vice-reitor da Ufal.

Dentre os convidados, estavam presentes a reitora honorária, Delza Gitaí; representantes de instituições de ensino superior como Uneal, Uncisal, Ifal, Cesmac, Uninassau, Unit e FAN, além de nomes das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Fapeal, Fundepes, Iphan, Sebrae, Fiea e Eletrobras Alagoas. As reuniões de planejamento acontecerão às primeiras quintas-feiras de cada mês, no Gabinete do vice-reitor da Ufal, podendo também haver a adesão de outras instituições.