Ciclo de palestras sobre ensino de Geografia começa nesta quinta-feira

“Agosto Legal” e “Fronteiras do Conhecimento Geográfico”, transcorrem respectivamente: nos dias 17 e 18, 23 e 24 deste mês

16/08/2017 12h57 - Atualizado em 17/08/2017 às 15h44
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

O Laboratório de Educação Geográfica do Estado de Alagoas (Legal) em parceria com o Núcleo de Estudos do Quaternário do Nordeste do Brasil (Nequat) promovem um ciclo de palestras e oficinas que têm como foco temáticas desenvolvidas no Ensino de Geografia.  Os debates começam nesta quinta-feira (17), no auditório do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema/Ufal, Campus A. C. Simões.

As palestras denominadas Agosto Legal e Fronteiras do conhecimento geográfico  têm como objetivos dialogar com a comunidade acadêmica sobre temáticas relacionadas ao ensino da Geografia; compreender como se dá o processo de construção do conhecimento em alfabetização cartográfica e letramento geográfico; e refletir sobre o espaço escolar nos dias atuais.

“Esperamos como resultados, que haja reflexão junto ao público participante sobre os temas a serem explorados e também conclusões temporárias sobre o espaço escolar e o ensino de Geografia, foco das atividades programadas”, frisa Kinsey Pinto, coordenador do Laboratório Legal junto com a professora Maria Francineila Pinheiro. O Núcleo Nequat, que também é promotor do ciclo de palestras, está sob a coordenação do professor Kleython de Araújo Monteiro.

Agosto Legal

Conforme à programação, nesta quinta-feira (17), a partir das 13h30, está definido o credenciamento, seguido da abertura, às 14h30, com participação da professora Maria Francineila Pinheiro, da Ufal. A partir das 15h, haverá a Oficina Alfabetização Cartográfica, a ser conduzida por Gerlivan Felinto da Silva. Às 19h a professora Ana Cláudia Ramos Sacramento, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), fará a palestra intitulada Mediação do conhecimento didático em Geografia.

Na sexta-feira (18), as atividades têm início às 14h com a palestra De Geraldo Vandré à Anitta: a música no ensino de Geografia, com o professor Kinsey Pinto.

Fronteiras do Conhecimento

Na segunda semana, o ciclo de palestras se dará nos dias 23 e 24, a partir das 19h, e contará com a participação de dois pesquisadores que são referências na área. No dia 23, o palestrante será o professor Antônio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que atua nas áreas de ensino de Geografia e Turismo.

Já no dia 24 de agosto, a palestra, às 19h, será com o professor Antônio Carlos de Barros Corrêa, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é atua nas áreas de Geociências com ênfase em Geomorfologia com foco nos seguintes temas: geomorfologia do quaternário, geomorfologia do semiárido do Nordeste e análise geossistêmica.