Certificados de especialização passam a ser emitidos pelo Sigaa

Propósito da mudança é otimizar e informatizar os procedimentos para a emissão do documento

07/08/2017 17h31 - Atualizado em 08/08/2017 às 08h37

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Com o objetivo de registrar e imprimir os certificados dos cursos de especialização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de forma mais simples e rápida, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), em parceria com a Pró- reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), fizeram a implementação do módulo Diplomas para Lato Sensu no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com Rosana Sarita, diretora do DRCA, as emissões dos diplomas de especialização eram feitas de forma manual. “O interessado concluía a especialização e solicitava o seu certificado no DRCA, que digitava o mesmo e encaminhava para o registro, a ser realizado através de escrita manual em livros específicos de papel”, esclareceu.

Com a execução do novo padrão, o gerenciamento dos diplomas de especialização será digitalizado. “Ao terminar a especialização o aluno solicita o certificado, que é registrado em livro digital, e seu certificado será gerado automaticamente para impressão”, informou Sarita. Segundo ela, esse novo módulo otimiza o tempo de  emissão do documento, além de contar com uma base de dados totalmente informatizada.

“Apesar do cenário atual de cortes no orçamento das universidades brasileiras, não medimos esforços para que alcancemos melhorias e o desenvolvimento de processos de inovação tecnológica e administrativa”, declarou Rosana, que enfatizou também que as mudanças visam a prestação de um serviço público de excelência.