Alunos de Arquitetura elaboram projetos para pontos de ônibus na Ufal

Atividade tem como local o Campus A. C. Simões e visa a viabilidade de adequação ideal dos espaços para os usuários

18/08/2017 09h53 - Atualizado em 21/08/2017 às 09h57
Trabalho fará intervenção em pontos de ônibus no Campus A.C. Simões

Diana Monteiro  - jornalista

Os usuários do transporte público coletivo no Campus A.C. Simões ganharam um importante aliado visando adequação de pontos de ônibus instalados nas vias centrais. É que alunos do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal elaboraram projetos que contemplam:  aspectos estéticos da arquitetura dos citados espaços; percepção das relações das edificações com o entorno de suas localizações; problematização das vias de circulação de veículos e pedestres; e acessibilidade dos aspectos de conforto ambiental, como ventilação e iluminação. A concretização dos projetos referentes à construtibilidade e à segurança dos usuários, também faz parte dos estudos elaborados.

A atividade integra a disciplina Projeto Arquitetônico 1 ministrada pelas professoras Suzann Cordeiro e Morgana Duarte, e envolve 43 alunos recém-chegados ao curso. Suzann coordena o Núcleo de Estudos de Projetos Especiais (Nupes) e Morgana participa do Grupo de Projetos Arquitetônicos (Gepa) de Arquitetura. “Para desenvolver um projeto arquitetônico de pequena complexidade, como são os pontos de ônibus, os alunos foram divididos em seis equipes e são alvos dos estudos seis espaços no campus: o Caic [na entrada], Biblioteca Central, Instituto de Matemática, Faculdade de Direito, Faculdade de Serviço Social, e Núcleo de Desenvolvimento Infantil”, adiantou Suzann.

A professora acrescenta que a atividade acadêmica é dotada de duas etapas, sendo a primeira já concretizada, com a construção de seis maquetes físicas a serem distribuídas conforme o ponto de ônibus, alvo do projeto. “Na segunda-feira [dia 21], as maquetes serão instaladas em escala real e a observação do uso, de 7h30 às 17h30. Como observação, os alunos irão filmar, fotografar e observar os usos dos espaços para verificar se o projeto concebido é viável, de fato, para propostas de intervenção futura. Esperamos, portanto, que a comunidade usuária colabore com a atividade do dia 21”, enfatizou.

Suzann adiantou que no dia 28 deste mês está definida uma Mostra das avaliações obtidas na segunda etapa do projeto. Será na Sala de Exposição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), de 7h30 às 17h30, no Campus A. C. Simões.