Ufal representada em dobro no 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Durante congresso da SBC em São Paulo, Eliana Almeida foi reconduzida à mesa diretora da instituição. Ufal também foi destaque com estudante de Engenharia da Computação

25/07/2017 17h05 - Atualizado em 26/07/2017 às 15h15
Professora Eliana Almeida, a segunda a partir da esquerda, no registro da diretoria da SBC

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promoveu, entre os dias 2 e 6 de julho, o 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis, em São Paulo. Sendo o maior evento da área de Computação no País, esta edição trouxe o tema "Computação para tudo e tod*s", e reuniu as comunidades acadêmica, científica e grupos de profissionais para discutir tendências acerca de inovação e tecnologia, além de abrigar diversos eventos paralelos e programação distribuída em workshops, mesas-redondas e minicursos.

Presente como membro da diretoria da Sociedade, esteve a professora Eliana Almeida, pesquisadora do Instituto de Computação (IC) da Ufal e coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite), setor pertencente à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). Eleita para compor a diretoria da SBC em 2015, no retorno de seu pós-doutorado, a coordenadora Eliana foi, na ocasião do congresso, reconduzida ao cargo por mais dois anos, cumprindo agora o biênio 2017-2019.

Ressaltando a importância do evento para o campo da Computação e o destaque em ser a primeira alagoana a compor a mesa diretora da Sociedade, Eliana espera poder dar visibilidade ao nome da Ufal diante da comunidade científica nacional na área de computação. “Para mim é, sem dúvida, uma satisfação levar o nome do Estado de Alagoas e da nossa Universidade para o Brasil. Esta indicação é também o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo nesta sociedade, o que reafirma minha honra e gratidão”, comentou a coordenadora.

Entre os 3 melhores, aluno do IC é destaque nacional

O principal fórum científico do congresso da SBC, Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH 2017), foi realizado entre os dias 2 e 4 de julho, oferecendo um hackathon na sua programação. O hackathon teve como objetivo provocar os participantes a desenvolverem soluções de objetos inteligentes conectados a alguma plataforma de computação em nuvem.

Na disputa, o aluno do curso de Engenharia da Computação da Ufal,  Bruno Georgevich Ferreira, de 22 anos, foi um dos três projetos premiados com a ideia ‘Jardineiro Inteligente - Uma infraestrutura capaz de detectar quantos litros de água seriam necessários para irrigar uma determinada cultura de plantas diariamente’. Além de Bruno, pertenciam à equipe outros dois alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e um aluno da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Para Bruno, ter participado desse evento evidenciou que a realidade do ensino superior em Alagoas não está distante dos demais estados do país, principalmente, das universidades do Sul e Sudeste, e lembra que a oportunidade de adquirir o conhecimento e estabelecer contato com profissionais e estudantes da área teve completa importância. “Estive na competição com alunos e pesquisadores de vários estados do Brasil, com diferentes formações, e consegui me destacar e trazer o prêmio. O valor que ele representa para mim transcende o financeiro, pois foi capaz de me mostrar que todo o esforço realizado e todas as horas de estudo valeram a pena", disse.

O site desta última edição da SBC está disponível no link. Para acessar a página da competição, clique aqui.