Ufal recebe programação do Julho das Pretas

O evento acontecerá na próxima quarta-feira (19), às 14h30, no auditório do Ichca

17/07/2017 11h02 - Atualizado em 19/07/2017 às 12h20
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Jessyka Faustino - estudante de Jornalismo 

O Núcleo Temático Mulher e Cidadania (NTMC) e a coordenação do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem um debate no Instituto de Ciências Humanas Letras e Artes (Ichca), dentro da programação da 5ª edição do Julho das Pretas. A atividade é uma parceria com a Rede de Mulheres Negras do Nordeste.

O tema do evento é Ativismo de Lélia Gonzalez: um percurso do feminismo da mulher negra e terá uma mesa redonda com a presença da psicóloga Vanda Menezes, e das professoras Fátima Viana e Regina Lopes, do Instituto Feminista Jarede Viana, sob a coordenação das professoras Maria Aparecida Batista de Oliveira e Clara Suassuna Fernandes.

A programação no Ichca também conta com uma exposição sobre a vida e obra de Lélia Gonzalez como ativista e feminista negra.

Sobre o evento 

No dia 25 de julho comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, criado em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino Americana e Afro – Caribenhas; e Dia Nacional de Tereza Benguela e da Mulher Negra, estabelecido pela Lei 12.987/1214, criada pela então presidenta Dilma Rousseff, cuja diretriz é o reconhecimento da luta histórica de resistência da Mulher negra, a todas as formas de opressão, discriminação, violência de gênero, raça, classe, diversidade sexual e religiosa, a que estão submetidas no contexto de sua história. 

Em alusão à esse dia, coletivos feministas e negros se articulam nacionalmente com a construção do Julho das Pretas, evento que, em Maceió, está trazendo mesas-redondas, palestras e exposições. As ações contam ainda com o apoio dos coletivos Feminista Jarede Viana, Inaê, Afrocaeté, Organização Anajô, Cedim, Conepir, Fapeal, Adufal e Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos. 

Para mais informações sobre a programação, acesse a página do evento