Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 7 / Ufal participa do 1º Encontro Alagoano de Ética em Pesquisa
13/07/2017 13h35 - Atualizado em 14/07/2017 11h56

Ufal participa do 1º Encontro Alagoano de Ética em Pesquisa

Evento será nos dias 19 e 20 de Julho e conta com a participação de diversos pesquisadores da Universidade

Evento será realizado na Fapeal

Sara Graziele - Estagiária de jornalismo

Acontecerá nos dias 19 e 20 de julho o 1º Encontro Alagoano de Ética em Pesquisa (Enepe). O encontro é uma realização da Universidade Federal de Alagoas com outras instituições de ensino como Unit, Cesmac, Uncisal e Estácio, com apoio da Fapeal. O encontro oferece espaço para membros e secretários de Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) e pesquisadores da comunidade científica se informarem sobre os procedimentos éticos na apresentação dos seus protocolos de pesquisa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal ,Alejandro Frery, e os professores Deise Juliana Francisco, Jorge André, Nelma Camêlo de Araújo, Carlos Arthur Almeida e Amândio Aristides Rihan Geraldes,  participarão de mesas no evento.

A programação também prevê discutir, com a presença de representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e das CEPs de Alagoas, sobre pesquisas qualitativas, prontuários de pacientes, aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), além de biobancos e biorrepositórios.

Nelma Camêlo de Araujo, vice-coordenadora da CEP Ufal, afirma que é importante a participação no evento para que “os pesquisadores das diversas áreas das instituições de pesquisa do Estado, possam expor suas dúvidas quanto a elaboração do protocolo de pesquisa e sua inserção na plataforma Brasil”.

O evento será realizado no auditório da Fapeal, das 13h ás 17h30 no dia 19 e das 9h ás 17h30 no dia 20.

Confira a programação abaixo.