Sinfra instala sinalização de trânsito no Campus A.C. Simões

A parceria com a SMTT também inclui a orientação aos motoristas sobre limites de velocidade

20/07/2017 15h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Lenilda Luna - jornalista

Os motoristas mais atentos já devem ter percebido as placas de sinalização que foram instaladas no Campus A. C. Simões. O objetivo é manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança para todos os alunos, servidores e demais usuários da Universidade Federal de Alagoas. As reclamações, principalmente em relação ao excesso de velocidade, alertaram a gestão, que buscou encaminhar providências.

O trânsito na Ufal não é só interno, alguns motoristas entram no campus para cortar caminho para os bairros nas proximidades. "Já teve até colisão entre veículos dentro da Ufal por conta de excesso de velocidade, fora os acidentes com passageiros de ônibus que passam rápido demais pelos quebra-molas", alertou o estudante Sandro Alisson.

Para prevenir novos acidentes, a reitora Valéria Correia reuniu-se com representantes da SMTT e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para solicitar ações de educação e orientação no trânsito. As placas foram instaladas no dia 28 de junho. "São 73 placas com a finalidade de identificar os locais com potencial perigo, principalmente onde circulam crianças, como no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e CAIC, onde foram instaladas placas de advertência", explica Diogo Carlos Henrique, chefe da Divisão de Manutenção Predial e Viária.

As ações contemplam também a preocupação com os ciclistas, que são um público significativo na Ufal. "Vários estudantes e servidores vêm para a Ufal de bicicleta. Para alertar aos condutores de possíveis perigos em relação às vias, foram instaladas placas de trânsito de ciclista. Estamos estudando a possibilidade de separar um espaço exclusivo para bicicletas,instalando ciclovias junto ao canteiro central nas duas vias principias de acesso à universidade, que se estenderão da entrada principal até o restaurante universitário", informa Diogo Henrique.

Além disso foram instaladas placas de regulamentação com o objetivo de indicar limites de proibição, como placas de Dê a Preferência, Pare, Velocidade Máxima, Proibido Parar e Estacionar. "Percebemos que os motoristas ainda não estão cumprindo as orientações de não estacionar ao longo da via. A Divisão de Segurança solicitou aos patrulheiros para que orientem os motoristas sobre a sinalização existente. Temos, inclusive, dificuldades na coleta dos resíduos sólidos por parte da prefeitura devido ao fato de veículos estacionarem na frente dos contêineres", alertou Diogo.

Leia também sobre operação da SMTT para alertar motoristas de ônibus que passam pela Ufal, aqui.