Semed garante vale-livro para a Bienal do Livro

Prefeitura de Maceió ainda vai avaliar quanto será destinado de recursos e para que público

24/07/2017 11h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião entre as equipes da Ufal e da Semed consolidam parcerias

Lenilda Luna - jornalista

Em reunião com a reitora Valéria Correia e com o diretor da Edufal, Osvado Maciel, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reafirmou o apoio da Semed à Bienal do Livro de Alagoas, em 2017. "Essa é uma parceria consolidada e é muito importante para nós garantir mais uma vez os espaços que sempre foram garantidos para a Semed durante a Bienal", ressaltou Osvaldo Maciel.

A Semed leva para a Bienal a Estação Saber, que é uma biblioteca itinerante, e a Praça do Conhecimento, onde acontecem apresentações teatrais, contação de histórias e outras atividades culturais. Outra questão importante e que é aguardada com expectativa pela comunidade escolar da rede municipal é a garantia de fornecimento do vale-livro, um cartão magnético com um crédito de valores para serem usados como auxílio na compra de livros durante o evento.

Na Bienal de 2015, a Prefeitura de Maceió instituiu o vale-livro pela primeira vez, investindo cerca de 15 mil reais. Os cartões foram distribuídos aos alunos e professores. "Vamos avaliar esse ano quanto poderemos investir. Diante dos recursos limitados para a Educação, não sabemos ainda se poderemos ampliar o público que receberá esse incentivo. Mas o vale-livro está garantido", ponderou Ana Dayse.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, destacou a fundamental parceria com a Semed, tanto nas atividades como na movimentação de público na Bienal. "Por questões de segurança, vamos limitar a visitação de estudantes em 600 por turno, sendo 60% para a rede estadual e 40% para a rede pública. Estamos também discutindo a possibilidade de estender as excursões de visita para o período noturno, para contemplar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos", informou a reitora.

No final da reunião, a secretária de Educação, Ana Dayse, ressaltou a importância da Bienal para o calendário cultural de Alagoas. "É para nós uma grande satisfação levar os estudantes para circularem nesse corredor literário e cultural, tão rico em conhecimento, diversão, convivência social. Levamos, em média, 15 mil crianças, somando todas as visitas. Os meninos e meninas sempre saem encantados da Bienal", finalizou Ana Dayse.