Reitora recebe primeira-dama para selar colaboração em brinquedo-praças

Ufal e Governo serão parceiras no desenvolvimento de projetos para seis municípios alagoanos

13/07/2017 17h06
A reitora Valéria com a primeira-dama do Estado

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo

Na tarde da última quarta (12), e a reitora Valéria Correia, recebeu a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, para discutir uma parceria entre Ufal e Governo do Estado para o desenvolvimento arquitetônico e construção de brinquedo-praças. O projeto faz parte de um conjunto de ações do Governo que busca fazer intervenções em seis municípios alagoanos, permitindo às crianças um espaço para desenvolvimento cognitivo e sensorial.

De acordo com Renata Calheiros, objetivo é “criar um espaço de convivência e fortalecimento do desenvolvimento infantil”, tendo em vista o papel de socialização das praças. O conjunto de ações ainda abrange acompanhamento de saúde, desde o pré-natal até o término da primeira infância, nutrição e educação.

A participação da Ufal será o desenvolvimento do projeto arquitetônico das brinquedo-praças, assim como a avaliação de materiais que influenciam o desenvolvimento das crianças. Representantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Pedagogia estiveram na reunião para falar sobre o apoio na concepção do projeto.

Valéria Correia salientou a importância da troca do conhecimento produzido na Universidade com a sociedade. “A universidade deve ser socialmente referenciada, então, todo o seu potencial de pesquisa, estudo e extensão deve estar voltado para os interesses da sociedade e, nesse caso, para as crianças”, disse.

Ainda estiveram presentes na reunião Ricardo Sérgio Neves Leão Júnior vice-coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Cleriston Izidro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis do Centro de Educação (Geppeci/Cedu); e Antonio Pinaud, gestor intersetorial do Governo do Estado.