Reitora participa de entrega da Láurea João Florentino

Solenidade destaca profissionais dedicados à produção científica na área de ciências farmacêuticas

12/07/2017 16h20
Cerimônia aconteceu no auditório da Reitoria

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A reitora Valéria Correia participou da cerimônia de entrega da Outorga Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica, dedicada aos profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins. A solenidade fez parte da oficina de Informação Farmacêutica, realizada na terça-feira (11), promovida pela Academia Nacional de Farmácia, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“É com muita honra que nós recebemos aqui na Ufal os membros da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas e da Academia Nacional de Farmácia. A Láurea mencionada nos orgulha especialmente, dando destaque para o nosso curso de Farmácia e à produção científica na área, resultante do esforço coletivo desses pesquisadores”, afirmou Correia.

Três graduados em Farmácia pela Ufal receberam a Láurea, foram eles: Lisete Gomes de Carvalho, da Santa Casa, e os professores Daniel Silva e Mariana Santos. Outros dois professores da Ufal também foram contemplados entre eles o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia, João Xavier de Araújo, e o professor Ticiano Gomes, mencionado pelo seu estudo sobre a própolis vermelha em Alagoas.

Patrono

João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu na cidade do Pilar, na Paraíba e foi diplomado em Farmácia pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Fundou a Sociedade Farmacêutica, semente da Escola Livre de Farmácia, fundada em 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Participou ativamente na organização e promoção da Farmacopéia Paulista, oficializada em 31 de maio de 1917, trabalhando incansavelmente pela sua adoção no Estado de São Paulo.