Reitora e Vice-reitor da Ufal marcam presença na 69ª Reunião anual da SBPC

Abertura aconteceu neste domingo, 16, no Auditório da Universidade Federal de Minas Gerais

20/07/2017 15h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Gestão da Ufal presente na abertura oficial do evento

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

A reitora da Ufal, professora Valéria Correia e o vice-reitor, professor José Vieira, estiveram presentes na cerimônia de abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, campus Pampulha). A solenidade dá início às atividades da 69ª edição do encontro, com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações” e registrou a presença de autoridades como representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCT&I), representantes de demais sociedades científicas e agências de fomento local e nacionais. O evento acontece em Belo Horizonte celebrando, ainda, os 90 anos da UFMG e acontece até o dia 22 de julho.

A cerimônia, que foi transmitida ao vivo no canal oficial da SBPC no Youtube, teve como destaque a professora Helena Nader, presidente da SBPC, que discursou traçando uma retrospectiva dos dez anos em que esteve à frente da instituição, com diversos avanços conquistados para a comunidade científica e para a educação como um todo. Concluindo sua ocupação na diretoria da Sociedade neste primeiro semestre de 2017 - abrindo espaço para o pesquisador Ildeu de Castro Moreira - Nader agradeceu o empenho de todos que atuaram direta e indiretamente na realização desta edição da SBPC, a presidente destacou que espera ter honrado a história e a memória dos fundadores da SBPC e encerrou recitando com emoção o trecho de Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Finalizando a cerimônia, o reitor da UFMG, Jaime Ramirez, discursou agradecendo também os esforços de todos os envolvidos na realização do evento em Minas Gerais este ano. À presidente da Sociedade, o reitor proferiu: “É justo dizer que você tem papel fundamental na SBPC. Obrigado pelo seu esforço”. Encerrou sua fala emocionado com o poema “Interrogação”, Emilio Moura.

Alagoas na SBPC 2017

Acompanhando a solenidade, a reitora e o vice-reitor da Ufal compuseram a mesa em caráter de representação e ao final da noite estiveram em diálogo com os membros da diretoria e demais autoridades. Para o professor José Vieira, a fala da presidente da SBPC reiterou o pensamento da comunidade científica como um todo sobre a importância do investimento em educação e ciência, sobretudo no Brasil. “Concordo com a reflexão de Helena Nader, calcada na ideia de que um país que não cuida da sua ciência, inovação e tecnologia é um país que não consegue exercer sua soberania plena para desenvolvimento social e humano”, comentou o vice-reitor.

A reitora, Valéria Correia, destacou a importância das equipes da Ufal e as instituições de Alagoas estarem presentes para acompanhar com atenção a realização do evento. “É muito importante estar presente e compreender o significado da abertura, o espaço de peso onde as autoridades científicas do País estão reunidas. Isso simboliza a atuação da SBPC e hoje se transforma em aprendizado de como continuar com esse trabalho e realizar muito bem a SBPC em nossa querida Alagoas”, encerrou.

Além da equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e alunos da Ufal, estiveram na cerimônia o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e sua equipe, além de professores e alunos do Cesmac, Ifal, Estácio Fal e Uncisal. Presentes com estandes da Fapeal e do Cesmac, Alagoas recebe destaque por ser a sede da 70ª Reunião anual da SBPC, em 2018.

Para acompanhar as notícias da SBPC, acesse o site.