Quinta Sinfônica terá concerto conjunto da Orquestra e do Corufal

Handel e Vivaldi estão entre os compositores que serão apresentados no Teatro Deodoro

19/07/2017 15h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ensaio de parte da Orquestra da Ufal, com regência de Débora Borges

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Alagoanos e turistas terão uma programação especial no próximo Quinta Sinfônica, em 27 de julho. A Orquestra e o Coro da Universidade Federal de Alagoas farão concerto conjunto no Teatro Deodoro, apresentando várias obras, algumas já conhecidas do público e outras de dois grandes compositores barrocos, Antonio Vivaldi e Friedrich Handel. Começa às 20h e a entrada é gratuita.

O concerto terá três momentos, começando com o Corufal, sob a regência de Maria das Vitórias. As obras executadas serão The Lions Sleeps Tonight, de George Weiss, Hugo Peretti e Luigi Creatore; O Bem Amado, de Toquinho e Vinicius; e O Canto das Três Raças, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro. A segunda parte será só com a Orquestra, com regência de Débora Borges e apresentando duas peças de Vivaldi, Concerto in Do maggiore RV 88 e Concerto in G major – Alla Rústica RV 151.

O encerramento será com Corufal e Orquestra e regência de Gustavo Campos. No repertório, trechos da obra Messiah, de Handel; e Biata-tá, de Hekel Tavares e Jaime de Altavilla.

Para a nova regente da orquestra, Débora Borges, o público terá acesso a uma diversidade de obras e afirma que o concerto está imperdível. “Vamos apresentar peças que são mais conhecidas popularmente, aproximando o público e convidando-o para uma sequência de obras de Vivaldi e Handel. Eles têm suas obras aclamadas mundialmente pela riqueza de detalhes e beleza sonora. Vocês não podem perder!”, ressaltou.

Sobre os compositores

Georg Friedrich Handel (1685-1759)

Compositor germânico, naturalizado cidadão britânico em 1726. Desde cedo mostrou notável talento musical e, a despeito da oposição de seu pai, que o queria um advogado, conseguiu receber um treinamento qualificado na arte da música. A primeira parte de sua carreira foi passada em Hamburgo, como violinista e maestro da orquestra da ópera local. Depois, foi para a Itália, onde conheceu a fama pela primeira vez, estreando várias obras com grande sucesso e entrando em contato com músicos importantes. Foi indicado mestre de capela do Eleitor de Hanôver, mas pouco trabalhou para ele e esteve na maior parte do tempo ausente, em Londres. Seu patrão mais tarde se tornou rei da Grã-Bretanha como Jorge I, para quem continuou compondo. Fixou-se definitivamente em Londres e, lá, desenvolveu a parte mais importante de sua carreira, como autor de óperas, oratórios e música instrumental. Quando adquiriu cidadania britânica adotou o nome George Frideric Handel.

Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741)

Grande compositor e músico do estilo barroco tardio, oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha a alcunha de Il Prete Rosso por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público, principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni – As quatro estações.

O projeto

O projeto Quinta Sinfônica está em sua sétima edição e é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Ao longo dos últimos anos, são oferecidos concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês. É um projeto de extensão da Universidade e vem conseguindo apresentar um repertório de músicas que vão do erudito ao popular, promovendo a formação do público para concerto.

O quê: Quinta Sinfônica – Orquestra e Corufal
Quando: 27 de julho, às 20h