Propep recebe pesquisadores para discutir sobre novos programas de pós-graduação

Encontros aconteceram nos meses de junho e julho em função da elaboração de propostas mais aprofundadas

27/07/2017 12h52 - Atualizado em 28/07/2017 às 14h31
Professores se reuniram nos meses de junho e julho deste ano

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

Integrantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal (Propep) vêm se reuindo com as coordenações de cursos dos três campi que trabalham atualmente no desenvolvimento de propostas de criação de programas de pós-graduação (PPGs) na Universidade. Os encontros são iniciativas da gestão e foram motivados pelo calendário de submissão de propostas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O pró-reitor Alejandro Frery e o coordenador de pós-graduação Helson Sobrinho têm trabalhado em direcionar as equipes para a construção do Aplicativos de Propostas de Cursos Novos (APCN), material documental solicitado pela Capes para esta modalidade. Complementando este cumprimento junto à Capes, a orientação tem sido na direção de construir documentos mais abrangentes do que o mínimo exigido pela própria Coordenação. Nesses documentos solicitados pela Propep, devem estar contidos detalhes do histórico do grupo, com evidência para sua coesão e alinhamento com os valores da Capes, além de uma avaliação detalhada de cursos similares já existentes e próximos geograficamente, para com isso sustentar o nível de excepcionalidade que naturalize a aprovação das novas propostas.

Esses documentos deverão conter, ainda, fotografias, gráficos, tabelas e demais elementos não exclusivamente textuais e estar disponíveis na Web a fim de serem referenciados pelos APCN’s para consulta por parte do Comitê de Avaliação da Capes.

O professor Alejandro Frery destacou a intenção da gestão em manter o espaço aberto para discussão com os grupos docentes interessados em novas propostas de pós-graduação na Ufal e ressalta que a interlocução com a Pró-reitoria é a etapa inicial do processo, seguindo-se a apreciação na câmara acadêmica e Consuni antes do envio à Capes. “Em meio ao desenvolvimento dessas propostas, é inegável a importância da participação dos futuros alunos. Se eles abraçam a ideia, o projeto terá mais chances de ser satisfatório para todas as partes”, comentou o pró-reitor.

Presentes em uma das primeiras reuniões sobre o assunto, representantes do curso de Enfermagem do campus Arapiraca discutiram com a equipe da Propep a criação de um PPG em Saúde Coletiva. Tiveram agenda com o pró-reitor, no mês de junho, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diversidade Étnica, sexual e de gênero do sertão alagoano (Nudes) e docentes e alunos da Escola de Enfermagem e Farmácia do campus A.C. Simões (Esenfar).

Continuando o diálogo com os grupos docentes interessados, o pró-reitor e o coordenador de pós-graduação receberam pesquisadores do curso de Filosofia para esclarecimentos quanto à construção da proposta e os próximos passos a serem tomados na unidade acadêmica. “Temos estudantes de iniciação científica com desempenho excelente, estando em mesmo nível que os demais das melhores universidades do país. O mestrado acadêmico é extremamente necessário, sobretudo para que haja a continuidade desse trabalho”, disse o professor Marcos Silva.

Com essa agenda pensada para fortalecer o diálogo entre a Pró-reitoria e os cursos e unidades acadêmicas da Ufal, a equipe da Propep aponta para o prazo de recebimento dos documentos dos APCN’s 2017, que se encerra dia 1 de agosto. “Esses encontros com a Propep tendem a potencializar as chances de aprovação dos novos cursos na Capes, pois possibilitam a construção de propostas fortes e promissoras”, comentou o coordenador de pós-graduação, Helson Sobrinho.

Para entrar em contato com a Pró-reitoria de pesquisa e Pós-graduação, estão disponíveis o e-mail secretaria.propep@gmail.com  e o telefone para 3214-1069. Para acessar o material de orientação produzido pela Propep, acesse o link.