Professor da Universidade de Miami realiza conferências durante o 5º Silc

Evento é organizado pelo grupo de pesquisa Linguagem e Cognição do curso de Filosofia

31/07/2017 16h39 - Atualizado em 01/08/2017 às 14h41
Otávio Bueno fará palestra sobre Lógica e Metafísica e Pluralismo Lógico e Modalidade

Thâmara Gonzaga – jornalista

A 5ª edição do Seminário Interno de Linguagem e Cognição (Silc), do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), trará para o Campus A.C. Simões, nos dias 10 e 11 de agosto, o filósofo e professor da Universidade de Miami, Estados Unidos, Otávio Bueno.

Em visita ao Brasil para participar de um evento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele aceitou o convite para fazer as conferências de abertura e encerramento do Silc. A primeira será sobre Lógica e Metafísica e a segunda, sobre Pluralismo Lógico e Modalidade.

Docente e presidente do Departamento de Filosofia da instituição americana, o profissional brasileiro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado pela Universidade de Leeds, Reino Unido. Ele também teve passagens pela Universidade da Carolina do Sul e Universidade Estadual da Califórnia.

“A visita do professor Otávio muito nos alegra, pois vem consolidar as atividades recentes do curso de Filosofia da Ufal com a organização de eventos nacionais e regionais de grande relevância e visibilidade”, destaca o professor e um dos organizadores do seminário, Marcos Silva. “A proposta é promover o diálogo acadêmico entre áreas distintas, o intercâmbio de ideias de vanguarda com a história da filosofia, além do encorajamento da inserção de alunos e docentes em pesquisa de qualidade”, aponta.

O 5º Silc, uma iniciativa do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição do curso de Filosofia, será realizado no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). Não há necessidade de inscrição prévia e os interessados podem solicitar certificados de participação.

O objetivo do seminário, segundo os organizadores, é “aglutinar esforços de docentes e discentes da área de Filosofia Analítica para a consolidação de estudos sobre o tema em Maceió, ampliação das pesquisas acadêmicas na graduação e na especialização em Filosofia Contemporânea na Ufal”. Segundo Silva, essas ações “buscam a implementação do mestrado acadêmico stricto sensu tão importante para a Universidade e a sociedade alagoana”. “O professor Otávio Bueno, certamente, nos ajudará neste objetivo com a sua larga experiência internacional”, afirma Silva.

A programação do Silc é gratuita e toda comunidade acadêmica é convidada a participar. Clique aqui para conferir.