Procuradoria Institucional realiza segundo painel sobre o processo de recredenciamento da Ufal

Momento esclareceu dúvidas sobre pontos avaliados pela comissão; ciclo acontece em agosto

06/07/2017 09h39 - Atualizado em 19/07/2017 às 15h12
Painel aconteceu nesta terça-feira (4)

Klebson Candido – estagiário de Relações Públicas

A Procuradoria Educacional Institucional (P.E.I.) realizou, nessa terça-feira (4), mais um painel sobre o processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), pelo qual a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá passar em agosto. O painel foi voltado aos coordenadores de curso e teve como tema: Regulação e supervisão da educação superior: o processo de recredenciamento. A discussão contemplou os principais pontos-chave da avaliação institucional.

O painel foi mediado pelo procurador institucional e coordenador da comissão de recredenciamento, Tiago Leandro Cruz, e contou com a presença da diretora de avaliação e regulação de ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Tarcimária Gomes, que falou sobre O Sistema Nacional de Avaliação Superior e o processo de recredenciamento.

Tarcimária salientou que assim como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o processo de recredenciamento avaliará, entre outros pontos, ações de ensino, pesquisa, extensão, além de responsabilidade social empreendidas pela Universidade. “O recredenciamento é uma das ações que compõe o Sinaes, que é composto por ações diversas de avaliação interna da instituição, da autoavaliação e ações externas de observação de avaliação das ações institucionais do trabalho quanto ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

A importância da participação dos estudantes no processo de recredenciamento também foi assunto discutido. “O aluno, para além da sua vida como estudante da instituição, é uma representação da sociedade estando dentro dela. Então ele tem a responsabilidade de apresentar à sociedade à qual ele representa a importância social da instituição que forma futuros profissionais. A sociedade tem o direito de conhecer quais são as ações que a instituição implementa no seu dia a dia e a partir daí compreender a relevância da instituição para a sociedade", ressaltou.

Os indicadores levantados no primeiro recredenciamento da Ufal oferecerão subsídios para avanços necessários. “Os governos instituídos veem quais são as necessidades de avanços e melhorias que precisam ser implementadas através de políticas públicas para ampliação de vagas, ofertas de turno, disponibilização de novas vagas para concurso de professores, técnico-administrativos, ampliando a oferta [de vagas] na educação superior.  Então esses dados vão para os órgãos reguladores e de acompanhamento, diferentes secretarias e ministérios fazem a análise para ver quais são os investimentos necessários para o estado de Alagoas”, finalizou.

Primeiro painel

No dia 14 de junho, a programação foi voltada aos Pró-reitores, diretores dos campi e unidades acadêmicas, coordenadores de graduação e de pós-graduação, assessores e diretores de órgãos da Reitoria do Campus A.C. Simões.

Na oportunidade, Tiago Cruz falou da necessidade de reforçar as contribuições sociais da Universidade durante o recredenciamento.  “Será uma avaliação de tudo o que a Ufal vem construindo ao longo dos seus 56 anos. E é um momento de grande importância, pois estamos em uma conjuntura em que os serviços públicos e seus servidores são colocados em questionamento, então esse é um compromisso a mais do que já temos no processo de recredenciamento”, declarou.

Visitas

A reitora Valéria Correia tem realizado diversas visitas às Unidades Acadêmicas para falar sobre recredenciamento. Confira a agenda:

JULHO
19 - quarta-feira