Inscrições para bolsa Promisaes 2017 podem ser feitas até 4 de agosto

Apenas estudantes estrangeiros vinculados ao Convênio PEC-G podem se inscrever

26/07/2017 14h23 - Atualizado em 27/07/2017 às 15h30

Thâmara Gonzaga - jornalista

No período de 26 de julho a 4 de agosto, graduandos que estão na Ufal pelo Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever na seleção para bolsas – auxílio do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes 2017), primeiro semestre.

Para realizar a inscrição, o candidato, além de estar devidamente matriculado, com frequência no período anterior e no semestre vigente, deve entregar a documentação exigida no edital, das 9h às 17h, na sala da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Análise da condição socioeconômica, rendimento acadêmico e índice de desenvolvimento humano do país de origem do estudante são alguns dos critérios considerados no processo seletivo.

Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 622 pelo período de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Sobre o PEC-G

PEC-G é promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e Relações Exteriores (MRE), em parceria com as instituições de ensino superior e, de acordo com informações do MEC, tem o objetivo de oportunizar o ingresso em cursos de graduação a pessoas de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos nas áreas de educação e cultura.

Segundo o gerente de Projetos da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) Ufal, Roberto Rodrigues, para participar, o estudante deve se inscrever na embaixada do Brasil localizada em cada país de origem participante do convênio. “O MEC faz a seleção anual e encaminha os nomes dos selecionados e o período de ingresso, seja no primeiro ou no segundo semestre”, explica. “Todo processo seletivo é realizado pelo Ministério, sem interferência das universidades. Tradicionalmente, a Ufal oferece uma vaga por curso e por semestre, em todas as graduações da instituição”, acrescenta.

Por meio do Programa, os graduandos estrangeiros podem participar de seleções de auxílio financeiro para ajudar nos estudos. São duas bolsas exclusivas: a Promisaes (Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior) e a Mérito.

"No caso da bolsa Promisaes, a seleção é semestral, portanto, é preciso se candidatar a cada seis meses. Tanto para acompanhar o semestre quanto para oportunizar aos alunos ingressantes participarem da seleção”, destaca Rodrigues.