Índice lista Ufal entre as dez universidades com mais Cultura Empreendedora

Dado é da Brasil Júnior e tem como base a percepção da comunidade acadêmica; pesquisa 2017 já está disponível e pode ser respondida por membros de todos os campi da Ufal

20/07/2017 15h54 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

Várias são as iniciativas de empreendedorismo fomentadas dentro da Universidade Federal de Alagoas. Alguns ótimos exemplos são as empresas juniores e o Time Enactus Ufal. Para saber mais sobre esse último, clique aqui e aqui também.

Ações que contribuíram para que, no ano de 2016, de acordo com a perspectiva do corpo universitário, a instituição conquistasse a terceira colocação no ranking das dez universidades brasileiras que mais apresentaram a Cultura Empreendedora. A avaliação leva em conta os indicadores de posturas discente e docente, além da oferta de disciplinas. Os dados podem ser consultados neste link.

As informações são coletadas anualmente pelo Índice de Universidades Empreendedoras e o questionário de 2017 já está disponível . O embaixador do Índice na Ufal, o estudante de engenharia química, Rafael Lima, convida estudantes, professores, técnicos e ex-alunos, de todos os campi, a participarem de mais uma Pesquisa de Percepção. Para responder, acesse o link.

“No ano passado, a Ufal foi uma das 42 universidades avaliadas e, neste ano, o índice está sendo feito com mais de 80 instituições no Brasil”, destaca Lima. “O objetivo é coletar as percepções de modo que possamos contemplar alguns dos indicadores. É muito importante que consigamos o maior número de respostas para que os resultados da Ufal sejam os mais representativos possíveis”, ressalta.

Ele explica que o índice é feito entre as universidades brasileiras para avaliá-las em relação ao empreendedorismo. “É realizado pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), com a correalização da Enactus, AIESEC, Brazilian Student Association (Brasa) e Rede CsF, além de contar com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo”, aponta.

“De acordo com o Índice de 2016, 'a Universidade Empreendedora é a comunidade acadêmica, inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras'. O objetivo da pesquisa de percepção é ter dados que permitam avaliar as universidades e, assim, promovermos as mudanças necessárias para que elas se tornem mais empreendedoras”, conclui o embaixador.

Para saber mais, acesse os links abaixo: