Gestão e Eletrobras discutem estratégia para aprovação do projeto da subestação da Ufal

Na reunião também ficou acertada a parceira para a poda de árvores no Campus A.C Simões

04/07/2017 10h25 - Atualizado em 05/07/2017 às 10h44

Jessyka Faustino, estudante de Jornalismo

Uma nova reunião de representantes da Eletrobras -AL com a reitora Valéria Correia e com uma equipe técnica da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) foi realizada na tarde da terça-feira (27). O objetivo foi a correção dos projetos para que atendam às exigências técnicas do Segundo Comando Aéreo Regional (Comar) para aprovação da linha de transmissão voltada ao funcionamento da Subestação da Universidade Federal de Alagoas.

Tanto a Ufal quanto a Eletrobras já haviam encaminhado um primeiro projeto ao Comar, mas ambos foram reprovados por divergências da altitude permitida para a linha de transmissão para a área próxima ao aeroporto. Na reunião, ficou decidido que os projetos das duas instituições serão ajustados as exigências e encaminhados juntos. "É uma medida para somar esforços no sentido de conseguir a aprovação do projeto nos órgãos reguladores, dando continuidade aos trâmites da implantação", ressalta a reitora Valéria Correia.

A subestação é essencial para o funcionamento dos laboratórios da Ufal e também trará grandes benefícios para a comunidade circunvizinha na qualidade da distribuição de energia. "A subestação da Ufal vai melhorar o nível de fornecimento de energia da própria Universidade, a confiabilidade e a qualidade da energia. As ocorrências de queda vão ser muito mais espaçadas, diminuindo o risco de panes em equipamentos. Além disso, para a comunidade ao redor haverá vantagens, já que toda carga que hoje é usada pela Ufal vai deixar de ser retirada da subestação do Tabuleiro dos Martins, o que vai permitir um melhor atendimento a população", explica Hugo Tabosa, representante da Eletrobras.