Fórum de Saúde Mental debate estratégias na Ufal

Primeira reunião foi realizada nesta sexta-feira (28), no CIC

28/07/2017 15h52 - Atualizado em 31/07/2017 às 10h40
Na primeira reunião foram debatidas questões sobre funcionamento e organização dos encontros

Na primeira reunião foram debatidas questões sobre funcionamento e organização dos encontros

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Fórum de Saúde Mental Nise da Silveira realizou hoje (28) a primeira reunião com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas, no Centro de Integração Comunitária (CIC). Foram debatidas questões sobre funcionamento e organização dos encontros e de que maneira os envolvidos poderiam colaborar para a construção desse espaço na Universidade. “A primeira motivação para a construção do Fórum é provocar a Ufal a instalar uma discussão mais organizada sobre saúde mental e assumir esse tema relevante para a sociedade”, afirmou a diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO), Rosa Predes.

A proposta é que as reuniões sejam mensais e que a cada encontro os participantes possam apresentar uma pesquisa e/ou experiência na área da saúde mental. O Fórum é organizado em dois Grupos de Trabalho (GT) responsáveis por encaminhar ações relativas à participação da Ufal na rede de atenção psicossocial em Alagoas e definição de uma política de saúde mental na Universidade. Segundo Rosa Predes, instalar uma cultura de discussão sobre o tema é uma das estratégias para atingir esse objetivos. “A ideia não é nova, mas ganhou corpo na atual gestão da reitora Valéria Correia, lutadora e defensora do SUS. Ela nos mostrou que o melhor caminho seria criar o Fórum”, completou.

O Fórum Nise da Silveira é articulado por nove representações: Escola de Enfermagem e Farmácia (Ensefar), Instituto de Psicologia, Faculdade de Medicina (Famed), FSSO, Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), representação estudantil, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), com uma psicóloga e uma psiquiatra; e uma representante do Campus Arapiraca - Unidade de Palmeira dos Índios.