Estudantes da Ufal apresentam trabalhos na 69ª edição da SBPC

Evento aconteceu na última semana na UFMG, em Belo Horizonte

28/07/2017 14h31 - Atualizado em 31/07/2017 às 16h43
Coordenadores do Pibiti e Pibic, Eliana Almeida e André Lage (respectivamente) e alunos da Ufal no estande da Fapeal

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

Entre os dias 16 e 22 de julho, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve presente na 69ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de compor um stand em conjunto com a Fapeal, convidando os participantes para a próxima edição em Alagoas, a Ufal registrou 40 trabalhos de seus três campi aceitos para a sessão de pôsteres do evento.

Acontecendo entre segunda e sexta-feira, as apresentações fizeram parte do segmento próprio para exposição de trabalhos indicados pelas universidades na categoria de iniciação científica e ainda de trabalhos submetidos por pesquisadores de qualquer nível acadêmico. A Sessão, que aconteceu na área aberta do CAD-1 no campus, teve duas horas de duração e recebeu cerca de 180 trabalhos diariamente.

O coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), professor André Lage, destaca o êxito dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica (Pibic e Pibiti, respectivamente) e parabeniza todos os alunos e alunas pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. “É um momento importante para os bolsistas de ambos os programas, pois evidencia a qualidade dos trabalhos premiados durante o Encontro das Iniciações da Ufal. Terem sidos selecionados para apresentar seus trabalhos na jornada da SBPC é um reconhecimento da relevância de suas pesquisas na Universidade”, comentou o coordenador.

No total, a Ufal teve 40 alunos aceitos para apresentar seus projetos de Pibic e Pibiti na Sessão de pôsteres da SBPC, sendo 39 na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) e um como produção de graduação. Este ano, a Ufal registrou um aumento no número de trabalhos indicados para JNIC em grandes áreas como Ciências da Saúde, Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.

Para Alessandro Cesar, concluinte do curso de Farmácia, o aumento de dois para sete trabalhos em Ciências Biológicas participantes da JNIC evidencia a importância da interlocução entre a produção científica na Universidade e a sociedade. “Seja através de estudos farmacológicos, com produtos naturais, seja de estudos fisiológicos ou microbiológicos, a pluralidade de pesquisas contribui para o progresso e crescimento científicos e da sociedade como um todo”, comentou.

Jayanne Magalhães, graduanda em Nutrição, considerou o resultado muito positivo e que se configura como reconhecimento das produções científicas realizadas pelos colegas de curso. Com o aumento em relação a 2016, “a pesquisa em nossa área deve ser cada vez mais estimulada, sobretudo visando impactos na saúde da população, que deve ser a maior beneficiária das produções da universidade”, disse a aluna.

Destaque, ainda, para o reconhecimento dos trabalhos das Ciências Exatas e da Terra, que saíram de quatro no ano passado para 12 em 2017. Um desses trabalhos foi o de Eliseu Afonso, aluno intercambista do curso de Meteorologia da Ufal e natural de Angola, morando em Maceió desde 2014. “O salto desta participação é louvável e mostra, justamente, o fruto do trabalho árduo que os pesquisadores da área têm desenvolvido. Parabenizo a todos os colegas da área pelo resultado obtido na SBPC 2017 e espero que continuemos a desenvolver métodos para o avanço e inovação da ciência”, finalizou o estudante.

Com a apresentação concluída, os estudantes aguardam a publicação do Anais da Reunião anual no site da SBPC. Para relembrar a cerimônia de entrega dos certificados de excelência acadêmica da Ufal, acesse o link