Dia da Transparência na Ufal acontecerá na próxima quinta-feira (20)

O evento acontece no auditório da reitoria e será aberto a toda comunidade universitária

17/07/2017 15h36 - Atualizado em 20/07/2017 às 15h20

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza na próxima quinta-feira (20) o Dia da Transparência na Ufal. O evento, que contará com palestras relacionadas ao tema e exposições dos produtos realizados pela Universidade, acontecerá das 8h30 ás 12h no Auditório Nabuco Lopes, localizado na reitoria.

De acordo com a organização, a realização deste dia “justifica-se pela necessidade de difundir a importância do acesso à informação, enquanto direito humano fundamental, e fomentar os princípios da transparência e da publicidade na gestão pública”. Além de comemorar os cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, e a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) na Ufal.

Dentre os assuntos propostos, será abordado O Acesso à Informação como Direito Humano Fundamental pelo professor George Sarmento da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a Transparência e Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo professor Tiago Ávila, e O Controle e Fiscalização da LAI como promoção do Princípio da Transparência pelo superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) de Alagoas, Sérgio Morais Studart.

Além disso, haverá a exposição do Sistema de Informação ao Cidadão na Ufal, da nova plataforma da Carta de Serviços ao Cidadão, da plataforma Ufal em números e do relatório de execução orçamentária e financeira.

O objetivo central da realização do evento é “debater e difundir informações a respeito do princípio da transparência na Administração Pública para a sociedade em geral e dentro da comunidade acadêmica da Universidade”. E a proposta é que o Dia da Transparência na Ufal aconteça anualmente.

A reitora Valéria Correia destaca que a transparência é um princípio da gestão pública. "É preciso que o contribuinte e os usuários dos serviços possam acompanhar como estão sendo investidos os recursos. Na Ufal, nós queremos uma participação ainda maior da comunidade universitária e da população em geral. Nossa proposta é que as pessoas entendam os processos orçamentários e opinem no planejamento das ações institucionais", afirmou a reitora.

A reitora reforça que a Universidade pública é mantida com recursos do conjunto da sociedade, por isso é importante a transparência, especialmente em um período de cortes financeiros. " A Universidade pertence à sociedade, é importante que essa a defenda como patrimônio seu. Para isso, é preciso ter informações e saber como a gestão administrativa funciona. Por isso, convidamos todos e todas para participar do Dia da Transparência", finaliza a reitora.