Dia da Transparência comemora cinco anos da Lei de Acesso à Informação

Nova versão da Carta de Serviços também foi disponibilizada no evento

20/07/2017 16h10 - Atualizado em 03/08/2017 às 10h57
Nova versão da Carta de Serviços pode ser acessada pelo celular

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Em comemoração aos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou nesta quinta-feira (20) o Dia da Transparência. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), teve como o objetivo fomentar os princípios da transparência na gestão pública e apresentar resultados da melhoria na prestação de serviços.

“É um dia em que podemos mostrar os passos dados no âmbito da Proginst para a melhoria das informações prestadas à comunidade universitária e à sociedade alagoana de forma geral”, afirmou o pró-reitor de gestão institucional, Flávio José Domingos, coordenador do evento.

No evento, a Proginst teve a oportunidade de mostrar a nova versão Carta de Serviços ao Cidadão, que agora tem plataforma disponível para Smartphones, e a plataforma Ufal em Números. Além disso, foi apresentado o relatório de execução orçamentária e financeira do primeiro quadrimestre. Para acessar a Carta de Serviços, clique aqui ou na aba de Links Úteis no lado direito do Portal Geral.

De acordo com o pró-reitor José Vieira, as práticas de transparência são uma aposta para melhorar os horizontes da nossa sociedade. “Comemorar os cinco anos de vigência da Lei com atividade relacionada à efetivação de práticas de transparência não é só um dever republicano. Penso que é uma nova cultura política que se estabelece e que nós acreditamos que veio para ficar”, completou.

A reitora Valéria Correia também esteve presente na mesa de abertura e frisou a importância do evento para a consolidação da transparência da gestão, dos recursos financeiros e de todos os serviços da Ufal. “Vivemos em um cenário de quebra de todos os paradigmas da ética na política, no princípio que é próprio da administração pública, regra para as instâncias municipal, estadual e federal, que é o princípio da transparência”, destacou.

Após a mesa de abertura, o professor Tiago Ávila deu início a palestra Transparência e Lei de Acesso à Informação (LAI)O Controle e Fiscalização da LAI como promoção do Princípio da Transparência também foi tema de palestra ministrada pelo superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) de Alagoas, Sérgio Morais Studart.