Centro de Inclusão Digital oferta cursos em áreas da informática

As inscrições iniciam na próxima segunda (17) e podem ser feitas por alunos de todos os cursos

14/07/2017 11h23 - Atualizado em 17/07/2017 às 10h22
Nova sala do CID está localizada na Biblioteca Central

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A partir da próxima segunda-feira (17) o Centro de Inclusão Digital (CID) abrirá inscrições para quatro cursos na área de informática, que serão voltados exclusivamente para alunos de graduação presencial da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com ofertas nos turnos manhã e tarde, as atividades serão ministradas por alunos de diversos cursos da própria Instituição.

Os interessados em participar do projeto deverão se dirigir ao CID, que fica localizado no prédio da Biblioteca Central (BC) do Campus A. C. Simões, das 8h30 às 12h30 ou das 14h às 18h, e ter em mãos o comprovante de matrícula, além de preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada no local. A previsão para o término das inscrições será sexta-feira (21), a depender do preenchimento das vagas.

De acordo com Alex Renner, responsável pelo CID, esse projeto, que é realizado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), já existiu anteriormente e estava parado desde 2014, mas, com a chegada de novos computadores na nova sala, localizada no prédio da biblioteca, as atividades poderão ser retomadas. “A inclusão digital faz parte da política da Universidade, então essa atividade pretende diminuir as diferenças entre os alunos que tem condições de ter cursos pagos e aqueles que não têm. Começaremos com coisas básicas, mas que interessam fundamentalmente a graduação e a formação dos alunos”, declarou.

De acordo com a Proest, os editais para os campi Arapiraca e do Sertão serão lançados em breve.

Cursos ofertados

Todos os cursos disponibilizados acontecerão no CID, e terão 14 vagas disponíveis, com carga horária total de oito horas. Neste primeiro momento, serão ofertados os seguintes cursos:

ABNT nos Trabalhos Acadêmicos, que tem por objetivo ensinar aos estudantes a adequação dos trabalhos acadêmicos às normas da ABNT, abordando temas como a criação de sumários, numeração de páginas, espaçamento de parágrafo, citações, listas de ilustrações e tabelas, entre outros, que acontecerá às sextas-feiras, das 14h às 18h, com início no dia 28 de julho.

Apresentação de Slides, que abordará ferramentas, dicas de formatação, animações, transições, uso de cores e características de uma boa apresentação de slides. Haverá turmas em dois turnos, às segundas e quartas, das 9h às 11h, iniciando no dia 24 de julho, e às quartas-feiras das 14h às 18h, tendo início dia 26 de julho.

AutoCAD Básico, que tratará das ferramentas básicas do AutoCAD, e é voltado para os alunos que não possuem experiência com o programa. O curso acontecerá às terças e quintas, das 16h às 18h e terá início dia 25 de julho.

Planilhas Eletrônicas, para ensinar sobre as ferramentas iniciais das planilhas eletrônicas, abordando também a interação entre planilhas, criação de gráficos, configuração de página e exportação para outros formatos. Com uma única turma às terças e quintas, das 14h às 16h, o curso iniciará dia 25 de julho.