Capes publica editais para propostas de pesquisas de IES brasileiras com Bélgica e Holanda

Inscrições estão abertas até 15 de setembro

24/07/2017 11h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Jhonathan Pino - jornalista IFAL

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última quinta-feira, 20, os editais para dois programas internacionais que visam financiar projetos conjuntos de pesquisa com instituições internacionais: são eles o Programa Capes/Nuffic, em parceria com a Holanda, e o Programa Capes/WBI, com a Bélgica; ambos com inscrições até o dia 15 de setembro.

O Capes-Nuffic visa selecionar até cinco projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. As propostas podem ser das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Medicina, Química e Física.

Entre os itens financiáveis os Recursos de manutenção do projeto, em até R$10 mil, as missões de trabalho, com valores de até R$50 mil anuais e missões de estudos, com bolsas para alunos de Graduação Sanduíche; Doutorado Sanduíche e estágio pós-doutoral. Veja edital do programa Nuffic.

No caso do WBI, outras cinco propostas de projetos de pesquisa em conjunto serão selecionadas, aqui, as parcerias devem ser realizadas entre instituições belgas e brasileiras. As áreas atendidas por este edital são Tecnologias médicas; Ciências agrárias com ênfase em produção de alimentos; Engenharias com ênfase em mecânica de materiais, manufatura 4.0 e Controle de Sistemas; Ciências Ambientais e Ciências da Computação. Os custos a serem financiados são idênticos ao programa holandês. Veja edital do programa WBI .

Nos dois casos, a proposta deve ser enviada por um docente com vínculo empregatício permanente junto a um programa de Pós-Graduação (PPG), em nível de doutorado, recomendado e reconhecido pela Capes; título de Doutor, obtido há pelo menos cinco anos, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto e apresentar equipe de trabalho brasileira com, com no mínimo, dois pesquisadores doutores, além do coordenador, devendo estes possuir vínculos empregatícios permanentes com a instituição de origem. Os resultados dos dois editais serão divulgados em março de 2018.