Ufal terá especialização em Assessoria de Imprensa

Grade curricular e docentes já estão confirmados; equipe se reúne para elaboração do edital

12/06/2017 11h48 - Atualizado em 14/06/2017 às 16h23
Curso de especialização será vinculado ao Ichca. Foto: Luane Eleutério - Labium Imagem

Curso de especialização será vinculado ao Ichca. Foto: Luane Eleutério - Labium Imagem

Thâmara Gonzaga – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai ofertar uma opção de qualificação gratuita, em nível de pós-graduação, para a classe profissional de jornalistas.

Em reunião no dia 5 de junho, o Conselho Universitário (Consuni) da Ufal aprovou a criação do curso de especialização em Assessoria de Imprensa, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).

A grade curricular já está montada, com carga horária de 387h, e os nomes dos docentes confirmados. No total, são 15 professores com experiências no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, sendo oito doutores, quatro mestres e três especialistas.

O curso lato sensu será na modalidade presencial. De acordo com a proposta de criação, o objetivo é propiciar a qualificação de jornalistas para a atuação em assessorias de imprensa, de empresas públicas e privadas, além de instituições do terceiro setor.

Equipe já trabalha na elaboração do edital

Apenas graduados em Jornalismo poderão participar do processo seletivo. A previsão é de oferta de 25 vagas. A coordenadora da especialização, professora Janayna Ávila, informa que a equipe já se reúne com a Copeve para o planejamento do processo seletivo, bem como a elaboração do edital. “Teremos provas e análise de currículo. Todo o processo seletivo será feito via Copeve, por meio de edital público”, adianta Ávila.

A coordenadora conta que espera uma “procura expressiva pelo curso, sobretudo, porque assessoria de imprensa é hoje a área que mais emprega jornalistas, especialmente, num momento de transformação da área”. Ela também aponta a questão financeira: “Nem sempre as pessoas dispõem de recursos para custear uma especialização de qualidade”, destaca.

“Estamos conscientes de que, com essa oferta, atendemos uma demanda social, de jornalistas, e que por sua vez beneficiará todas as pessoas”, defende. “A importância do papel do assessor de imprensa é determinante para as atividades desempenhadas na instituição”, ressalta.